Início Destaques do Dia Semob alerta para multas em bolsões para motos

Semob alerta para multas em bolsões para motos

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) está ampliando a instalação de bolsões para motocicletas em diversos pontos da Cidade e alerta que parar sobre essas áreas exclusivas é infração de trânsito e está sujeita à multa.

Nesta semana, os espaços estão sendo implantados principalmente em avenidas próximas ao Terminal Urbano, região que também recebe reforço na sinalização viária.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Alves, os bolsões têm como objetivo organizar o tráfego e garantir mais segurança aos motociclistas. “O bolsão para motos conta com duas faixas de retenção: a primeira, próxima à faixa de pedestres, e logo depois, uma área exclusiva para motos aguardarem a abertura do semáforo. Em seguida, há uma segunda faixa de retenção para os demais veículos. Se um carro para sobre esse bolsão, está cometendo uma infração, assim como se estivesse sobre a faixa de pedestres”, explica.

A sinalização dos bolsões é feita com pintura no solo e placas, e a orientação é que o espaço deve ser respeitado pelos condutores de automóveis. A prática incorreta de ocupar o bolsão atrapalha a fluidez do trânsito e coloca motociclistas em situação de risco.

O secretário também chama a atenção para outra sinalização que vem sendo desrespeitada com frequência no município, as chamadas yellow box, faixas amarelas pintadas no asfalto nos cruzamentos. “Essas marcações indicam que o motorista não pode parar sobre elas. São áreas que precisam ficar livres para não bloquear a passagem de outros veículos. Mas infelizmente ainda vemos muitos condutores ignorando essa regra”, afirma.

O secretário ainda destaca que as infrações cometidas nessas situações são administrativas, previstas no Código de Trânsito Brasileiro, e podem resultar em autuações. Segundo ele, o trânsito seguro depende da responsabilidade de todos.

“É preciso adotar uma postura mais consciente. O respeito à sinalização e às normas é essencial. Não se pode parar sobre a faixa de pedestres, sobre o bolsão de motos ou fechar cruzamentos. A educação no trânsito é a chave para uma circulação segura e eficiente em Maringá”, conclui.

Redação JP
Foto – PMM

COMPARTILHE: