
CONTORNO
O governador Ratinho Junior anunciou a duplicação do Contorno Sul de Maringá. A obra custará R$ 400 milhões e será bancada pelo governo estadual em convênio com a prefeitura.
PERIGOSO
Denominada originalmente de Anel Viário Sincler Sambatti, com tráfego regional intenso e atualmente com velocidade limitada a 50km/h, há décadas que a via registra muitos acidentes e mortes. É dor de cabeça principalmente para os administradores municipais.
MODERNIDADE
Segundo o governador, Maringá tem crescido muito e precisa de uma artéria que atenda este crescimento. Vamos dar à cidade um contorno moderno, em concreto durável, eficiente e seguro”. Vai solucionar o tráfego entre Maringá, Sarandi e Paiçandu.
INSEGURANÇA
Está feia a situação no Terminal Urbano de Maringá onde passam milhares de pessoas diariamente. Os moradores de rua, como se diz popularmente, estão “tocando terror”. Grupos abordam passageiros pedindo dinheiro de forma agressiva.
LUTA
No sábado, a Guarda Municipal foi chamada e dois agentes precisaram “embolar” no chão para desarmar um rapaz com uma faca. A ocorrência poderia ser mais grave, os guardas poderiam ter baleado ele por causa da faca, mas mostraram estar bem treinados.
CONDENADO
Na segunda-feira, novamente atendendo reclamações de passageiros, os GCM recolheram um homem suspeito. Na Delegacia de Polícia onde acabou sendo identificado, descobriram que estava sendo procurado, condenado em Londrina.
FALHAS
A Guarda não tem pessoal para cuidar do Terminal e da Estação Rodoviária. No primeiro estão aparecendo muitos “moradores de rua”. Aproveitam a falta de seguranças e também porque as câmeras de vigilância não funcionam desde o ano passado.
NO PÉ
Na região aumentam as ocorrências de furtos nos pés de culturas de café e laranja. Sexta-feira, por exemplo, a PM de Nova Esperança prendeu dois homens que estavam enchendo um veículo com sacos de laranjas.
É O FRIO
Em maio Maringá registrou 8.984 demissões e 8.950 admissão de empregos locais. Um recorde negativo, o primeiro do ano. Em todos os outros meses, é característica do município, termos mais oferta que demissões.
BUSCA
A razão desse “desequilíbrio” é o aumento da procura. Muita gente vem de fora para conseguir empregos em Maringá. Mesmo assim o saldo do ano continua positivo. Até maio tivemos 49.403 admissões e 45.473 desligamentos.
OPORTUNIDADES
O setor de serviços continua sendo o grande empregador de Maringá. Este ano já ofereceu 1.706 vagas; o comércio 772, a indústria 755, a construção 690 e a área agropecuária apenas 7 vagas.
ESCOLARIDADE
Para dar ideia da escolaridade dos trabalhadores que ocupam vagas oferecidas na cidade: a maior parte dos empregos (2.062) foram preenchidos por pessoas com ensino médio completo; na sequência, 822 com nível superior também completo (412) e com superior incompleto 264.
ENCESTANDO
A jornalista Valdete da Graça e mais três “basqueteiras” maringaenses, Lucimar Lima, Francimara Nunes da Silva e Maria Aparecida dos Santos, são destaques no Campeonato Mundial de Maxibasketball 2025, realizado na Suíça.
TRAJETÓRIA
As “meninas” das categorias entre 45 e 60 primaveras exibem não apenas categoria, mas também beleza e forma física. Valdete pratica o esporte desde os 12 anos de idade. As quatro maringaenses estão na seleção brasileira master.
TRÁFICO
Se uma organização criminosa é interestadual, tem gente da nossa região no meio! Em operação feita ontem pelas polícias do Paraná e Santa Catarina, foram cumpridos 10 mandados de prisão por tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
TURISMO
A polícia focou as capturas em agências de turismo. Esse tipo de empresa era o preferido da quadrilha para lavar dinheiro. Em nossa região foi preso um morador de Campo Mourão.
JOGOS
Amanhã expira o prazo para inscrições aos Jogos Abertos de Maringá 2025. Elas devem ser feitas no site da prefeitura até as 17h. Os jogos estão marcados para o período entre 21 de julho e 24 de agosto em diversos centros esportivos da cidade.
VERDELÍRIO
Começou ontem e foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal a matéria do vereador Ângelo Salgueiro propondo homenagem póstuma ao inesquecível jornalista Verdelírio Barbosa, Cidadão Honorário do Paraná, fundador do Jornal do Povo.
CONDIZENTE
Como homenagem, a Sala de Imprensa da Câmara Municipal levará o nome do jornalista pioneiro. Com uma carreira jornalística de mais de 60 anos, com certeza essa é uma homenagem que Verdelírio aceitaria.
INVASÃO
Único problema com relação à citada sala da Câmara Municipal: jornalistas não gostam de ficar ali. Ela é invadida por assessores CCs, todas as sessões. Está transformada em uma sala do cafezinho. Eles ficam em pé, brincando, conversando. Os jornalistas não conseguem ver nem ouvir a sessão. A presidência precisa devolver a sala à imprensa.