Início Destaques do Dia Maringá é a terceira melhor cidade do Paraná para envelhecer

Maringá é a terceira melhor cidade do Paraná para envelhecer

Maringá foi classificada como a terceira melhor cidade grande do Paraná para envelhecer com qualidade de vida, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), divulgado nesta semana. O estudo avaliou municípios de todo o Brasil com base em 23 indicadores distribuídos em três eixos principais: Economia, Saúde e aspectos Socioambientais.

Entre as cidades paranaenses com mais de 100 mil habitantes, Curitiba lidera o ranking, seguida por Londrina. A Cidade aparece na terceira colocação do Estado e na 21ª posição no ranking geral das cidades brasileiras.  

No recorte por áreas, Maringá obteve nota 54,2 no eixo socioambiental, 73,03 em saúde e 53,83 em economia. Em comparação, São Caetano do Sul (SP), líder do ranking nacional, alcançou 69,72 em economia, 67,8 em socioambiental e 76,45 em saúde.

O levantamento leva em consideração critérios como número de leitos hospitalares, quantidade de profissionais de saúde, cobertura vacinal, segurança financeira, engajamento social dos idosos e qualidade dos espaços urbanos.

O índice tem como objetivo identificar os municípios que oferecem as melhores condições para o envelhecimento saudável e ativo da população com mais de 60 anos. O estudo também avaliou cidades de médio e pequeno porte.

O levantamento serve de base para gestores públicos e especialistas em planejamento urbano, com foco na criação de políticas voltadas ao envelhecimento ativo e à melhoria da qualidade de vida da população idosa, que cresce de forma acelerada em todo o país.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: