Início Destaques do Dia Maringá tem mais de 38 mil veículos com IPVA em atraso

Maringá tem mais de 38 mil veículos com IPVA em atraso

Mais de um quinto da frota de veículos tributados em Maringá ainda não quitou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do Paraná, referentes ao período do início do pagamento até primeiro de julho, 21,77% dos contribuintes da Cidade estão inadimplentes, o que representa 38.164 veículos em situação irregular.

Ao todo, Maringá possui 181.890 veículos tributados. Desses, 122.242 já tiveram o imposto pago integralmente, enquanto 17.646 estão com pagamento parcial. O total lançado em IPVA neste ano chegou a R$ 372,4 milhões, e a taxa de pagamento do município está em 78,23%.

As últimas parcelas venceram entre os dias 20 e 26 de maio, e a multa para o atraso é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto. 

O IPVA é um tributo estadual e sua arrecadação é dividida igualmente entre o Governo do Estado e os municípios onde os veículos estão registrados. Ou seja, metade do valor pago pelos maringaenses retorna para os cofres da própria Cidade, sendo aplicado em áreas como saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e infraestrutura.

A Secretaria da Fazenda reforça que o pagamento do IPVA é essencial para o funcionamento dos serviços públicos. Além de ser uma obrigação legal, o imposto representa uma importante fonte de receita para o financiamento de políticas públicas e investimentos nos municípios.

Os motoristas que não quitarem o IPVA dentro do prazo ficam sujeitos a multa, juros e à inscrição na dívida ativa do Estado. A inadimplência também impede o licenciamento anual do veículo, o que pode acarretar penalidades como apreensão e aplicação de multa em fiscalizações de trânsito.

A regularização do IPVA pode ser feita de forma rápida e segura por meio do site da Receita Estadual do Paraná. Para isso, é necessário ter em mãos o número do Renavam do veículo. O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado, conforme os prazos estabelecidos pelo calendário oficial.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: