Início Maringá Cidade ocupa 13º lugar em índice de alfabetização da região

Cidade ocupa 13º lugar em índice de alfabetização da região

Maringá alcançou 78,3% de crianças alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental em 2024, segundo dados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 11. O índice representa uma leve queda em relação ao desempenho do ano anterior, quando a Cidade registrou 80,5%. Com esse resultado, Maringá ocupa a 13ª posição entre os 30 municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

Na região, Santa Inês lidera o ranking com 100% das crianças alfabetizadas, seguida por Nossa Senhora das Graças (94,8%) e Atalaia (88,3%). Em Maringá, 83,93% dos estudantes participaram da avaliação. A Cidade atingiu o nível 4 de alfabetização e possui uma meta de 80% de alfabetização, prevista até 2030.

O levantamento mostra que, em 2024, 59,2% das crianças das redes públicas de ensino em todo o Brasil foram alfabetizadas até o fim do 2º ano, um crescimento de 3,2 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 56%. O Paraná, por sua vez, superou a média nacional e atingiu 70,4%.

O Indicador Criança Alfabetizada é parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), política coordenada pelo MEC em parceria com estados e municípios. Os dados são baseados nas avaliações aplicadas pelos estados e servem como base para orientar investimentos e políticas públicas voltadas à educação básica.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, são consideradas alfabetizadas as crianças capazes de ler pequenos textos, compreender informações básicas e tirar conclusões, inclusive de materiais visuais, como tirinhas e histórias em quadrinhos, além de escrever textos simples, como bilhetes e convites, mesmo com alguns erros ortográficos.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: