
O secretário de Estado do Planejamento do Paraná, Ulisses Maia destacou ontem, 24, durante palestra no Fórum Desenvolve Londrina, uma série de ações e projetos estratégicos com impacto direto para Maringá e região. O evento reuniu gestores públicos, empresários e lideranças políticas para discutir o futuro do desenvolvimento regional no Estado.
Maia reforçou a importância de políticas públicas construídas com base em gestão técnica, decisões coletivas e participação da sociedade civil organizada.
Entre os principais projetos mencionados com foco em Maringá, está o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), uma proposta de mobilidade urbana de médio e longo prazo que envolve também as cidades de Londrina e Curitiba, articulada por meio da Paraná Parcerias.
A discussão é um projeto antigo, o conhecido “Trem Pé-Vermelho”, e que recentemente teve uma retomada dos estudos de viabilidade, em 2024, com a contratação de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) pelo governo federal para uma linha regular de transporte de passageiros entre as cidades de Paiçandu e Ibiporã, ligando Maringá e Londrina.
Maia também citou o programa Mais Escolas Paraná, que deve ampliar a estrutura educacional no município e o projeto do Museu George Pompidou Paraná, que pretende descentralizar o acesso à cultura e posicionar o estado no cenário internacional.
Ao final da apresentação, o secretário também ressaltou a importância da Aliança Estratégica Maringá – Londrina e que busca integrar as duas maiores cidades do interior do Paraná, promovendo sinergias em áreas como logística, desenvolvimento econômico, tecnologia e serviços públicos.
Da Redação
Foto – Reprodução