
Em meio à expectativa do comércio e da população, o prefeito Silvio Barros se reuniu na última quinta-feira com representantes de secretarias municipais e de entidades da sociedade civil como a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o Sindicato dos Lojistas (Sivamar), o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), o Conselho Municipal de Turismo, o Visite Maringá e o grupo Pra Somar para discutir os primeiros passos da Maringá Encantada 2025.
O encontro, realizado na Prefeitura, marcou o início oficial do planejamento do evento natalino, que movimenta a economia local, atrai turistas e se consolidou como um dos principais acontecimentos do calendário da Cidade.
A proposta inicial prevê que o evento seja realizado em parceria entre a Prefeitura e entidades públicas e privadas, sendo que o planejamento inclui a criação de um eixo de atrações natalinas na região central, começando na Avenida Getúlio Vargas e se estendendo até a Praça Todos os Santos, na Avenida Cerro Azul. Os distritos de Floriano e Iguatemi, além do Parque do Japão, também devem receber ações especiais de decoração e programação cultural.
“Queremos que o Natal de Maringá seja construído de forma colaborativa, envolvendo diferentes setores da sociedade para consolidar uma programação que represente e acolha a cidade e seus moradores, e que aqueça a nossa economia”, afirmou o prefeito Silvio Barros.
Em fevereiro deste ano, o prefeito Silvio Barros realizou uma visita à Feira de Natal de Frankfurt, na Alemanha. O evento europeu é conhecido pelas inovações em decoração de espaços públicos e soluções criativas de iluminação e ambientação urbana. O objetivo da viagem foi buscar referências internacionais e garantir maior eficiência na aplicação dos recursos públicos destinados ao Natal de Maringá.
RETORNO
A expectativa em torno da Maringá Encantada se justifica pelo seu impacto direto na economia local. Segundo levantamento divulgado em 2024, a edição de 2023 recebeu mais de 1,2 milhão de visitantes e movimentou cerca de R$ 54,2 milhões em setores como alimentação, hospedagem, transporte, lazer e comércio. O estudo, elaborado com metodologia da Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Prefeitura, Acim e Codem, aponta que cada R$ 1 investido pelo município gerou um retorno de R$ 4,57 para a economia da Cidade.
A força do evento já havia sido registrada em anos anteriores. Em 2019, por exemplo, a arrecadação de ISS durante o período do Natal chegou a R$ 24,8 milhões, com movimentação comercial estimada em R$ 19,6 milhões ao longo dos 65 dias de programação.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Acim, a entidade pretende realizar, mais próximo da data, uma pesquisa com lojistas e consumidores para avaliar expectativas e percepções sobre a Maringá Encantada. O levantamento deve ajudar a calibrar a programação e orientar a tomada de decisões sobre as ações mais eficazes para atrair público e aquecer as vendas no comércio.
Para Elisabeth de Paula Santana, comerciante, a Maringá Encantada é o período de maior movimento em sua loja. “Pessoas de toda a região vêm até Maringá para conferir a decoração e, é claro, fazer as compras. Acho que quanto mais investirem nisso, melhor para todo o comércio. Espero que a Praça da Catedral já esteja completamente liberada até lá, é o grande ponto turístico da cidade e o que mais chama atenção no evento”
Durante a reunião, foram definidos novos encontros técnicos para deliberar sobre pontos como a identidade visual do evento, a definição do slogan e a temática da decoração.
Alexia Alves
Foto – PMM