
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) assinou na última segunda, 28, a ordem de serviço para o início de uma nova obra de esgotamento sanitário em Maringá. O projeto atenderá moradores da região da Zona 6, beneficiando diretamente cerca de 820 famílias dos bairros Ouro Cola e Cidade Industrial. A obra tem investimento previsto de R$ 12,387 milhões e prazo de execução de 18 meses.
A empresa maringaense Triângulo Engenharia de Obras Ltda. será a responsável pela execução dos trabalhos, que devem começar já em agosto com a mobilização das equipes. Serão implantados aproximadamente 37 quilômetros de tubulações, incluindo rede de coleta, coletores, linha de recalque e duas estações elevatórias de esgoto.
Também estão previstas travessias subterrâneas em importantes vias, como, as avenidas Colombo e Paranavaí. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, explica que, apesar de Maringá já figurar entre os municípios com saneamento universalizado, ainda havia desafios topográficos na Zona 6 que dificultavam a implantação da rede. “Esta é uma obra de elevada complexidade que se soma ao nosso esforço em levar o serviço de esgotamento sanitário para todos os cantos do Paraná. Agora teremos 18 meses de grandes movimentações na cidade para implantar novos equipamentos e elevar ainda mais os indicadores de qualidade de vida de Maringá”, afirmou.
O gerente regional da Sanepar, Rui Mendes, ressaltou que a intervenção atende a uma antiga demanda da comunidade. “Maringá está pronta para ter o atendimento de 100% da população. O esgoto coletado será conduzido até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mandacaru, que neste momento também passa por obras de ampliação”, detalhou.
Além da nova obra na Zona 6, a Sanepar segue com investimentos em diversas frentes no município. De acordo com Marcelo Dias, gerente de Projetos e Obras da Região Noroeste, o volume total de recursos aplicados atualmente em Maringá gira em torno de R$ 150 milhões. As obras incluem a ampliação das ETEs Sul, Alvorada e Mandacaru, além da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do distrito de Iguatemi e da ampliação do SES de Floriano, já concluídas.
Da Redação
Foto – Reprodução