
A partir de agora, os semáforos instalados nas vias públicas de Maringá devem operar em modo amarelo intermitente entre 1h e 5h da manhã, inclusive aos finais de semana. A mudança foi oficializada com a promulgação da Lei nº 11.987, assinada na última segunda-feira, 28, pela presidência da Câmara Municipal.
A nova legislação altera a redação da antiga Lei nº 6.964/2005, que permitia esse tipo de operação apenas de segunda a sexta-feira, das 1h às 6h. Com a nova regra, o período foi reduzido e passa a valer todos os dias da semana.
O objetivo, segundo os autores do projeto, os vereadores Angelo Salgueiro, Mário Hossokawa e William Gentil, é aumentar a segurança de motoristas e reduzir o tempo de espera nos semáforos durante a madrugada, especialmente em vias com histórico de criminalidade, como a Avenida Colombo e o Contorno Sul (Sincler Sambatti).
“A legislação já existe desde 2005. O que propomos é uma pequena alteração: reduzir o horário para até 5h e incluir os finais de semana. Além disso, será possível aplicar a medida também na Colombo e no Contorno Sul, com base em estudos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob)”, explicou o vereador Angelo Salgueiro.
Segundo Salgueiro, a lei tem o propósito de dar maior segurança para todos durante a madrugada na Cidade. Ele também comentou que é necessário o motorista parar, olhar e tomar cuidados necessários para realizar o cruzamento.
Com a promulgação, o poder Executivo tem 120 dias para regulamentar a nova legislação, que já está em vigor com sua publicação oficial. A Lei nº 4.712/1999 foi revogada com a sanção da nova norma.
Alexia Alves
Foto – Reprodução