
Ela era uma ótima professora. Mas ninguém a ouvia. Preparava sempre tudo. Planos de aula, dinâmicas, materiais. Era dedicada, inteligente, apaixonada por ensinar. Mas havia um problema: quando falava, a sala não parava. . Falar com presença não é “fazer show”. É fazer valer o que se tem para dizer.
Os alunos se distraíam, não prestavam atenção. Os colegas não lhe davam atenção nas reuniões. E até nas formações onde ela tinha ideias brilhantes… raramente se lembravam que tinham vindo dela. Ela saía das sessões exausta. Não por falar muito, mas por ter sentido que ninguém escutou de verdade. Até que um dia, uma colega disse com franqueza:
“…, o problema não é o que dizes. É como dizes. A tua voz não entra. A tua presença não prende.” Aquilo doeu. Mas ela sabia que era verdade. Começou então a estudar comunicação. Não para ser “mais engraçada” ou “com melhor performance”. Mas para ser mais clara, mais firme, mais memorável. Aprendeu a usar o silêncio como recurso. A estruturar as ideias com ritmo. A usar a sua voz não para pedir, mas para conduzir. A ocupar o espaço com segurança sem perder a doçura.
E o mais surpreendente Os alunos começaram a olhar. A ouvir. A respeitar.
Os colegas começaram a pedir opinião. E numa reunião importante, foi ela quem conseguiu, com duas frases certeiras, resolver um conflito antigo. Ela não mudou de profissão. Mas mudou de lugar dentro da profissão. Deixou de ser invisível. Passou a ser escutada.
A oratória para professores é fundamental para o sucesso no ensino, pois a capacidade de comunicar-se de forma clara, envolvente e persuasiva é essencial para manter a atenção dos alunos e facilitar o repasse de conteúdo. Diversas técnicas e estratégias podem ser utilizadas para aprimorar a oratória, como a preparação das aulas, o domínio da voz, o uso de pausas, a comunicação não verbal, a forma de contar histórias e a superação da timidez.
Algumas dicas de oratória
Prepare suas aulas: Uma boa preparação garante que o professor tenha domínio do conteúdo e possa transmitir de forma clara e organizada.
Domínio da voz: Utilize um volume e tom de voz adequados para cada momento da apresentação, variando para manter a atenção. Use pausas estrategicamente: Elas ajudam a dar ênfase a determinados pontos e a permitir que os ouvintes processem a informação. Preste atenção à comunicação não verbal: A postura, a expressão facial e os gestos podem transmitir confiança e engajamento. Utilize histórias: Elas tornam a apresentação ou a aula mais interessante e facilita o contexto e a conexão com os alunos ou participantes de uma palestra. Supere a timidez: Ela pode ser superada com a prática e o desenvolvimento de técnicas de comunicação. Engaje os alunos: Utilize perguntas, dinâmicas e atividades que incentivem a participação ativa dos alunos. Adapte a linguagem: Utilize uma linguagem clara e adequada ao nível de conhecimento dos alunos.
A oratória, embora pouco difundida na formação, é muito importante para os professores. É muito comum ouvirmos de algum professor: “Fulano de tal sabe muito, mas não tem didática, não sabe ensinar”. Muito além da didática, a questão pode ser a inabilidade do professor em se comunicar com os alunos. A oratória é a arte de falar em público, a arte de se fazer entender. Mas isso, claro, não acontece de uma hora para outra e algumas dicas são preciosas.
Para falar bem é preciso treino! Para todos os profissionais da educação, sobretudo os que atuam diretamente em sala de aula, a oratória pode ser facilitadora das relações. Seja com os alunos, com os responsáveis pelos alunos ou com os próprios colegas de trabalho. Quando o educador sabe utilizar a arte de bem falar, de cativar, e atrair a atenção dos alunos, tem muito mais facilidade para atrair a simpatia de todos.
Por isso, para ter sucesso, os educadores devem envolver os alunos e envolver-se com eles. Não basta apenas o domínio do conteúdo, é preciso saber como dizer. Além disso é preciso saber também quando é hora de passar a bola para o aluno falar. Ensinar é uma via de mão dupla e todos devem participar. Se você não tem muita habilidade em falar em público essa matéria é para você.
Você poderia me questionar, por que escrever sobre isto. Porque ensinar não é só passar matéria. É mover. É transformar. E ninguém transforma se não souber prender a atenção.
Oratória não é vaidade. É ferramenta de autoridade emocional e pedagógica. Falar com presença não é “fazer show”. É fazer valer o que se tem para dizer. Ah! E a história inicial da professora? Hoje, ela continua a ser uma professora dedicada. Mas agora, quando entra numa sala, as pessoas param para ouvir.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.