Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

RESISTÊNCIA
As praças de pedágio voltarão a operar na região e com elas algumas resistências. Dentre tantas, o caso da Estrada Araguari. Antiga, tradicional via muito utilizada principalmente por moradores, entre Arapongas e Londrina.

JUSTIFICÁVEL
Ocorre que essa via é a ligação mais curta entre as duas cidades. O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, afirma que já está levantando R$ 5 milhões para asfaltá-la, pois é importante inclusive para o escoamento de safras.

IMBRÓGLIO
O problema é que a concessionária regional vai brigar contra a manutenção dessa via. Futuramente haverá proposta para deixar passar apenas veículos dos moradores de Arapongas.

“RECORDE”
Em Maringá, ladrão arrombou um estabelecimento comercial antes mesmo que ele começasse a funcionar. Ocorreu em pleno centro da cidade, na Rua Basílio Sautchuk. O bandido estourou a porta de vidro com chute, levando ferramentas e alguns artigos.

FLAGRA
Ele só não observou que além dos móveis e espelhos no novo salão de beleza, há também, funcionando, câmeras de segurança. Foi filmado agindo às 5h30 da madrugada. O proprietário que vem de outra cidade está preocupado com a inesperada “recepção”.

APAEs
O movimento já passou por Maringá, mas em Umuarama continua em favor das APAEs. No próximo dia 20 será promovida uma grande passeata em defesa da educação especial. A matéria tramita no STF e pode resultar em desamparo dessas importantes entidades.

MEDIEVAL
Inspirada no tradicional festival realizado anualmente na cidade-irmã portuguesa Leiria, Maringá prepara o seu I Festival Medieval. Durante três dias, roupas, costumes, música, alimentos, artes, objetos, duelos, muitos archotes, espadas e armaduras.

NOVEMBRO
Com o festival Maringá terá dois grandes eventos turísticos para o final de ano, já que em novembro começam as festividades do Natal. E o festival medieval está programado para o período dos dias 6 a 8.

OFTALMOLOGIA
Segunda-feira haverá um grande mutirão de oftalmologia em Maringá. O objetivo é reduzir a fila de espera por atendimentos nessa área. Serão atendidas 100 pessoas na Avenida Carneiro Leão, 563.

GRATUIDADE
O mutirão contará com a participação de dois médicos especialistas. Serão atendimentos totalmente gratuitos, previstas ações de diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas de visão.

DECISÃO EXEMPLAR
A nova administração de Maringá leva a sério o relacionamento com fornecedores. Quem descumprir contratos vai pagar por isso. Uma decisão dura foi tomada com a empresa que participou da última festa natalina. É exemplar inclusive para alertar outros fornecedores.

BOLADA
Empresa responsável pela iluminação de natal da Maringá Encantada 2024 foi multada em R$ 715,6 mil. Cabe recurso, mas por descumprir o contrato a empresa também está proibida de participar de novas concorrências pelo período de um ano.

NORMAL
Não há exagero ou excesso de zelo por parte da prefeitura. Apenas está acionando o que é especificado em cláusulas contratuais. A empresa diz que as falhas reclamadas foram sanadas, e a decisão deve ser tomada em âmbito judicial.

VARIEDADE
Na administração municipal anterior foi bombardeada por empresas que não cumpriram contratos. A cidade virou canteiro de obras inacabadas. A gestão chegou ao fim com tapumes e projetos inconclusos.

INCONCLUSA
Uma obra sobre a qual o Jurídico da prefeitura deveria se debruçar é a tal pista emborrachada em torno do central Parque do Ingá. Continua incompleta e o material implantado já começa a mostrar muitos sinais de grande deterioração!

INSEGURANÇA
Ontem a prefeitura de Maringá oficializou o desmembramento da secretaria formada para atender as áreas de trânsito e de segurança. O trânsito nunca foi tão difícil como atualmente, e a área de segurança exige investimento pesado em câmeras, planejamento e aumento dos efetivos policiais.

MORTES
Maringá tem média de um acidente por hora e muitos deles com grande gravidade. Tornaram comuns os capotamentos, atropelamentos e acidentes com grandes danos em vias urbanas. Neste ano já morreram 29 pessoas.

FATÍDICA
Ontem na Avenida Colombo, cujos acidentes não são compilados nas estatísticas municipais por se tratar de um trecho local da BR-376, morreu outro motociclista. Caiu sob o rodado de um caminhão carregado com móveis e o motorista só percebeu ao ser alertado por outros.

VÍTIMAS
Com essa, subiu para 13 o número de motociclistas vitimados pelo tráfego urbano. A Semob fiscaliza, usa pardais, blitze quase diárias, faz cursos e aulas de condução defensiva, mas não tem adiantado. Vamos contar agora com as ações de um novo secretário!

COMPARTILHE: