
VENTOS l
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, ontem, alerta com aviso de vendaval em Maringá e outras cidades. O alerta laranja previa a possibilidade de ventos muito fortes, de 60 a 100 km/h, pelo menos até às 10 horas de hoje.
VENTOS II
Na Câmara Municipal a comissão processante que investiga denúncia contra a vereadora Cris Lauer acelera para chegar aos finalmentes. Recebeu os últimos documentos da defesa da vereadora com mandato de mais de 7 mil votos.
VENTOS III
Além da argumentação negando trabalho de advogado que atuou no gabinete da parlamentar, a defesa alega que o vereador Sidnei Telles, por ter externado posição, não deveria ser relator no processo. Ele defende: não queria atuar, mas foi escolhido.
VENTOS IV
A disputa pelo comando da Sociedade Rural de Maringá, na verdade pela administração do Parque Internacional de Exposições, continua renhida. Enquanto se esperava um possível consenso, a Comissão Eleitoral decidiu prorrogar os prazos. A eleição está marcada para o dia 29 de setembro.
TEMPESTADE I
Os ventos da discórdia atingem também Sarandi onde os moradores do Jardim França não aceitam ser vizinhos de uma prisão. O Departamento Penitenciário já definiu a construção, ali, de uma Casa de Custódia para abrigar mais de 360 detentos.
TEMPESTADE II
Os protestos são praticamente diários, apoiados por dois vereadores já opositores da atual administração. Pobre do prefeito Carlos de Paula: pode até tentar intervir junto ao governo do Estado, mas não é ele que pode mudar uma escolha técnica do DEPEN.
TEMPESTADE III
Sarandi cresceu e não poderia ser diferente: “produz” muitos detentos. A cadeia pública é um barril de pólvora com excesso de detentos em condições insalubres. Localizada no centro da cidade, próxima de onde estudam crianças.
MARINGÁ
A falta de condições no prédio inviável para reforma ou ampliação sobrecarrega inclusive o presídio em Maringá que já abriga 120 detentos de Sarandi. É um trabalhão perigoso para a polícia levar e trazer presos para oitivas, etc.
É PRECISO
Julio Cesar Franco, coordenador regional do DEPEN, tem todas as informações e versões oficiais que desmentem premissas dos inconformados. Primeiro: Sarandi precisa de um presídio e onde quer que seja construído sempre haverá gente contrariada.
ESTUDOS
A Casa de Custódia precisa de uma área ampla e não existe outra de 20 mil metros quadrados em Sarandi. Segundo ele, uma instalação penal melhora a segurança do entorno com a presença, 24 horas por dia, de mais de 100 agentes de segurança e viaturas.
VALORES
Sobre a reclamação de desvalorização de propriedades afirma que isso não se verifica nos entornos de outros presídios. Em suma, explica que a Casa é necessária e a escolha do local foi técnica e relacionada inclusive com condições de infraestrutura e distâncias.
PALMAS
Sucesso a Semana da Advocacia Participativa promovida pela OAB. A ação cidadã principal nos dias 12 e 13, orientou mais de 1.500 pessoas no Terminal Urbano. Os advogados atenderam gratuitamente também muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social.
NORTE-AMERICANOS
Frota dos Estados Unidos com 4 mil homens navega próximo da Venezuela. O acinte para o presidente (ou ditador) Maduro que muito mais do que Lula insiste em desafiar os ianques que colocaram a cabeça dele a prêmio por US$ 50 milhões.
PRESO
Maduro já está preso, como chefe de quadrilha não pode mais arredar pé de território venezuelano. E a turma do Trump persiste na afirmação de que facções criminosas são de fato guerrilheiras e precisam ser combatidas in loco, nas raízes nacionais.
TERRITÓRIOS
Em nosso solo as autoridades precisam combater de fato, as facções do crime. Quando a lei, o governo, a polícia, só abrindo caminho a tiros consegue adentrar a um bairro, favela, comunidade, o que existe ali é uma guerrilha que tudo comanda.
NEGOCIATAS
O que o povo desses guetos precisa atinar é que o banditismo impede que eles recebam benefícios e serviços públicos. Inclusive segurança policial. E os políticos deixarem de negociar com o banditismo em troca de votos e propinas.