
Maringá foi confirmada nesta semana como uma das cidades contempladas na primeira fase de implantação do Poupatempo Paraná, programa do Governo do Estado que promete reduzir a burocracia no atendimento ao cidadão, reunindo em um único espaço serviços públicos estaduais, municipais e federais. A unidade ficará no Shopping Cidade Maringá e já está em obras, com previsão de inauguração nos próximos meses.
O Poupatempo reunirá atendimentos como emissão de documentos, licenças e alvarás, além de oferecer orientação sobre programas e ações do governo. O modelo segue referências nacionais e internacionais de centrais de serviços, e terá estrutura padronizada e acessível, com áreas de espera, atendimento e estacionamento.
Segundo o governo estadual, as centrais funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e terão capacidade para contribuir com uma meta ambiciosa: cerca de 7 milhões de atendimentos por ano em todo o Paraná, o que equivale a aproximadamente 27 mil atendimentos por dia.
Além do atendimento presencial, o programa contará com uma plataforma digital, que oferecerá três modalidades de acesso: serviços totalmente online; serviços digitais com auxílio de atendente por videochamada; e serviços híbridos, iniciados de forma virtual e finalizados presencialmente.
O projeto prevê a implantação de 20 unidades em três fases. Nesta primeira etapa, além de Maringá, foram confirmadas unidades em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Ponta Grossa, Umuarama e São José dos Pinhais. A segunda fase contemplará cidades como Cascavel, Campo Mourão e Guarapuava, e a terceira incluirá Apucarana, Arapongas e Toledo.
A operação do Poupatempo Paraná ficará a cargo do Consórcio PR Cidadania, formado pelas empresas Cix Citizen Experience S/A, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações Ltda. O contrato prevê economia superior a R$ 2 bilhões durante sua vigência, segundo estimativas do governo.
Da Redação
Foto – Roberto Dziura Jr