Início Maringá Hemepar pede doações de sangue dos tipos O+ e O-

Hemepar pede doações de sangue dos tipos O+ e O-

O Hemocentro Regional de Maringá, que funciona ao lado do Hospital Universitário, está em alerta e pede doações de sangue dos tipos O positivo e O negativo. A unidade é uma das responsáveis por abastecer todo o Estado e, apesar da média de 1.575 doadores por mês, o estoque está em queda.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de janeiro a julho deste ano, foram cadastrados 242.942 doadores em todo o Paraná. Em Maringá, a média é de 32 atendimentos por dia, número que normalmente garante estabilidade e até permite o envio de excedente para outras regiões. No entanto, a demanda por O+ e O- aumentou.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. É recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

As mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo mínimo de 90 dias. Já os homens podem doar até quatro vezes, respeitando o intervalo de 60 dias entre cada doação. Para doar, é necessário agendar a doação pelo telefone (44) 3011-9400 ou pelo site oficial da Secretaria de Saúde do Estado.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: