
A Vila Olímpica será o local da Virada Cultural de Maringá em 2025. A decisão foi tomada por meio de uma consulta pública realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM). Ao todo, 2.976 pessoas participaram da votação, com 2.818 votos validados.
A consulta pública, iniciada em 11 de agosto, foi realizada exclusivamente online. Os locais disponíveis para votação foram selecionados pela Comissão de Acompanhamento da Virada Cultural 2025, composta por 22 membros da sociedade civil e do poder público, nomeados pela Portaria nº 41/2025. Essa comissão será responsável por acompanhar todas as fases do evento.
A Vila Olímpica recebeu 2.033 votos, correspondendo a 72,14% do total, e superou as outras opções: Parque de Exposições (344 votos, 12,21%), Praça Raposo Tavares (226 votos, 8,02%) e Parque Alfredo Nyffeler, o Buracão (215 votos, 7,63%).
O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destacou que a consulta pública cumpre um compromisso assumido pela gestão municipal de envolver artistas, produtores culturais e a comunidade nas decisões sobre o evento. “Estamos comprometidos em fazer da Virada Cultural deste ano um momento plural e acolhedor para toda a comunidade”, afirmou Valenciano em suas redes sociais.
A consulta foi realizada após reclamações do setor artístico da Cidade sobre o local previamente escolhido para a realização do evento, o Pavilhão Azul, do Parque de Exposições.
Com o local definido, a organização do evento entra na próxima etapa, que inclui a escolha dos artistas nacionais e a confirmação da data, segundo o secretário. Uma comissão formada para debater os detalhes da Virada Cultural seguirá acompanhando o processo. A data oficial e a grade de atrações devem ser anunciadas em breve. 
Alexia Alves
Foto – Reprodução
            