Início Maringá Maringá já aplicou 877 doses de vacina contra sarampo

Maringá já aplicou 877 doses de vacina contra sarampo

A Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. O dia D de mobilização nacional será neste sábado (15), e a vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado. - Curitiba, 10/02/2020 - Foto: Américo Antonio/SESA

Entre os dias 11 de junho e 1º de setembro, Maringá aplicou 877 doses da vacina “dose zero” contra o sarampo em bebês de 6 meses a menores de 1 ano de idade. A medida faz parte de uma estratégia emergencial de imunização adotada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), após o reaparecimento do vírus em diversos países das Américas.

No Paraná, já foram aplicadas mais de 17,4 mil doses da “dose zero” e a expectativa é que pelo menos 20 mil aplicações sejam feitas nesta primeira etapa. A campanha tem como prioridade proteger bebês e evitar a reintrodução do vírus, especialmente nas regiões de fronteira, devido ao aumento de casos em países vizinhos.

A “dose zero” não substitui o esquema vacinal de rotina, que prevê a aplicação da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 e 15 meses de vida. O reforço antecipado serve como proteção adicional para crianças que ainda não atingiram a idade mínima para receber a primeira dose oficial do calendário.

Segundo o Ministério da Saúde, a Bolívia já registra mais de 270 casos de sarampo em 2025, a Argentina tem 34 casos confirmados e o Paraguai, 24. Para evitar que o vírus ultrapasse as fronteiras, a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu intensificou a busca ativa por crianças que ainda não completaram o esquema vacinal, mobilizando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para identificar e vacinar o público-alvo.

Apesar do cenário internacional preocupante, o Brasil segue sem registros autóctones da doença em 2025. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já são mais de 10 mil casos registrados nas Américas — número 34 vezes maior do que no mesmo período de 2024. Até o momento, o Paraná não tem casos confirmados este ano, e não registra transmissão local desde 2020.

O Estado também se destaca por ter a maior cobertura vacinal de segunda dose da tríplice viral no Brasil, com 79,73%, superando São Paulo (79,50%), Distrito Federal (79,24%) e Minas Gerais (78,82%). A cobertura da primeira dose no Paraná é de 93,38%, colocando o estado entre os cinco melhores do país nesse indicador.

O Brasil recebeu novamente, em novembro de 2024, a certificação de país livre do sarampo, após enfrentar uma reintrodução do vírus em 2018. A continuidade da vacinação e a vigilância nas fronteiras são consideradas fundamentais para manter esse status.

A vacinação em Maringá segue disponível nas UBSs para os públicos definidos pela campanha. A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais a comparecerem com a carteirinha de vacinação da criança e documento de identificação.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: