Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

CONVITE

Patriotas estão enviando convites para manifestação cívica, pacífica, domingo, a partir das 14 horas, na praça da Catedral. Detalhe: “Será um evento apartidário, apolítico que visa enaltecer os valores cristãos: Deus, Pátria, Família e Liberdade.”

NOVOS EDIS

A Câmara Municipal de Campo Mourão realiza sessão extraordinária neste sábado. Serão empossados dois novos vereadores: Eraldo Teodoro de Oliveira (PSD) e Ibneias Bina Teixeira (Cidadania).  

FORA

Assumem as cadeiras de Alex Sandro Alves Nunes (Tico Leco) e Sebastião Galdino (Tião do Karatê). Tiveram os mandatos cassados por determinação da Justiça Eleitoral, por descumprimento da cota de gênero na eleição.

TRÂNSITO

A Secretaria de Mobilidade Urbana promoverá a Semana do Trânsito e outros eventos neste mês de setembro. Maringá tem excessos de infrações, de veículos ilegais, de abusos e de vítimas de trânsito.

CULPADO?

Por incrível que pareça, o aparelhinho celular é um dos grandes responsáveis pelos chamados recordes de multas de trânsito. As pessoas olham para a telinha e esquecem da velocidade e do radar.

TRAGÉDIAS

Pior ainda ocorre com os motociclistas que colocam suportes de celular no guidão para encontrar endereços. Se distraem com os direcionamentos do aparelho e esquecem de obstáculos à frente.

APRENDE!

O Instituto Ambiental de Maringá está dando aulas de respeito ao meio ambiente para os infratores. Coloca para os que têm multas até R$ 1 mil  – consideradas simples – uma opção: preferem pagar ou assistir aulas de educação?

TEMAS

A capacitação aborda temas como licenciamento ambiental, queimadas, arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, compostagem doméstica e educação ambiental. É uma sensibilização para infratores.

INDEPENDÊNCIA

Em todas as grandes cidades o domingo da Independência é dia de manifestações cívicas e também políticas. Em Maringá teremos as duas: desfile organizado defronte a prefeitura e reunião de patriotas na praça da Catedral.

CUIDADOS

Em Umuarama serão três: desfile e duas manifestações, uma de patriotas pró Bolsonaro, outra de patriotas da esquerda. As autoridades policiais programaram medidas de segurança para evitar choques.

CORRENTES

Uma manifestação convocada pelo deputado estadual Ricardo Arruda (PL) é a “Passeata pela Liberdade” com o slogan “#Reaja, Brasil!”. A outra é o “Ato pela Soberania Nacional” e “Povo independente é povo soberano”.

ESCOLA/GCM

Em Sarandi, o prefeito Carlos de Paula está trabalhando para solucionar as demandas da população. Ontem assinou ordem para construir uma nova escola para 780 alunos e nova viatura para a Guarda Civil.

VEÍCULO

A viatura será utilizada como ROMU – Ronda Ostensiva Municipal. É um grupo especializado de guardas civis melhor preparados e armados para enfrentar as ocorrências “pesadas” contra bandidos violentos.

PATRULHA

A ROMU faz patrulhas principalmente durante a noite e madrugada. Para localizar marginais e encontrar drogas usa cães policiais. Uns para farejar drogas escondidas, outro para perseguir e capturar bandidos.

ATRITO

Os partidos União Brasil e Progressistas estarão juntos na próxima eleição. Mas seus líderes e integrantes paranaenses não. Os “caciques” Sérgio Moro e Ricardo Barros não estão falando a mesma língua.

DESCOMPASSO

O quadro enfraquece a candidatura de Moro a governador e a de Ricardo a senador. Objetivo, Barros diz que há impasse e que precisa ser resolvido para haver candidaturas.

APROVEITANDO

Quem surfa essas águas tempestuosas é o presidente da Alep, Alexandre Curi. Sua candidatura a governador terá apoio poderoso do governador Ratinho Jr. Curi está crescendo e Ratinho ainda nem entrou em campo.

LUZES

Parece que a ineficiência da empresa que troca lâmpadas públicas em Maringá foi para baixo do tapete. Os vereadores que esperneavam agora abordam a desorganização e os fios soltos nos postes.

JUNTOS

O discurso é o de buscar soluções conjuntas. Ou seja, os vereadores e a empresa que tanto criticavam, estão trabalhando juntos. E o que foi feito com o grande número de reclamações – segundo os vereadores – da população?

É DIFÍCIL

Senadores e deputados não conseguem alinhar nenhuma iniciativa para, pelo menos, diminuir os anos das penas injustas jogadas nas costas dos cidadãos que “invadiram, depredaram instalações públicas e tentaram derrubar o governo”.

CORPORATIVISMO

Mas estão unidos, ativos e levando à frente medidas para diminuir o tempo de inelegibilidade dos políticos condenados pela Lei da Ficha Limpa. Aqueles que foram afastados de cargos e da vida pública por motivos diversos, deploráveis.

RETORNO

Há consenso em torno da decisão de que políticos condenados à inelegibilidade pela Lei da Ficha Limpa ficam proibidos de disputar eleições por, no máximo, 8 anos a contar da condenação. E limite máximo da pena: 12 anos.

MUTRETAGEM

Acrescentam mais: o prazo de afastamento por 8 anos poderá passar a ser contado desde a decisão que decretar a perda do mandato; ou da eleição na qual ocorreu prática abusiva; ou da condenação por órgão colegiado; ou da renúncia ao cargo eletivo, recurso para evitar condenação maior.

COMPARTILHE: