Início Maringá Saúde lança campanha de prevenção ao suicídio

Saúde lança campanha de prevenção ao suicídio

Durante o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida, a Secretaria de Saúde intensifica as ações de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

O município reforça a oferta de serviços especializados por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além de anunciar a ampliação da rede com a construção de uma nova unidade do Caps AD III, voltada ao atendimento de pessoas em sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e drogas.

A campanha chama atenção para a necessidade de identificar sinais de sofrimento emocional e buscar apoio profissional. Em Maringá, os Caps oferecem acolhimento humanizado, tratamento individualizado e acompanhamento contínuo. Para o primeiro atendimento não é necessário agendamento, e o paciente passa a ser acompanhado por uma equipe multiprofissional, que elabora um plano terapêutico conforme suas necessidades.

A gerente de Saúde Mental do município, Patrícia Pepi, afirma que os Caps são essenciais para oferecer acolhimento, fortalecer vínculos sociais e ajudar na reconstrução dos projetos de vida.

Atualmente, Maringá conta com quatro modalidades de Caps. O Caps II Canção, localizado na Rua Alfredo Pujon, 733, atende adultos em sofrimento psíquico. O Caps I, na Rua Pioneiro João José Queiroz, 650, é exclusivo para crianças e adolescentes com transtornos psicológicos ou dependência química. No mesmo endereço, também funcionam o Caps AD II, especializado em casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas, e o Caps III, que oferece atendimento 24 horas, inclusive com leitos para acolhimento noturno.

Nos casos mais graves, os pacientes podem ser encaminhados para o Hospital Municipal de Maringá, que oferece atendimento psiquiátrico de urgência e emergência, com 30 leitos disponíveis. Além disso, todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município contam com atendimento psicológico.

Outro canal de apoio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), parceiro da Secretaria de Saúde. O CVV oferece atendimento emocional gratuito e sigiloso, 24 horas por dia, por meio do telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

Para fortalecer ainda mais a rede de saúde mental, a Prefeitura de Maringá viabilizou, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, recursos para a construção de um novo Caps AD III, que terá leitos de observação e estrutura ampliada para o atendimento de adultos em sofrimento decorrente do uso de álcool e drogas.

As iniciativas integram o programa Maringá Saudável, que tem como pilares a alimentação equilibrada, a prática de atividade física e o combate ao tabagismo. Esses fatores contribuem para a liberação de hormônios como endorfina, serotonina e dopamina, essenciais para a saúde mental e o bem-estar.

“O exercício físico estimula a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar, enquanto a alimentação adequada fornece os nutrientes necessários para sua produção. Nossa prioridade é a prevenção e a promoção da saúde, garantindo mais qualidade de vida aos maringaenses”, afirma o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Ao longo do mês, a Prefeitura reforça o compromisso com a valorização da vida, lembrando que buscar ajuda é um ato de coragem. O apoio está disponível e acessível à população em diferentes pontos da Cidade.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: