
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, autorizou ontem a celebração de um convênio com a Prefeitura para a duplicação do Contorno Sul, oficialmente chamado de Avenida Prefeito Sincler Sambatti. Com um investimento de R$ 450 milhões por parte do Governo do Estado, a obra é considerada a maior dos últimos 30 anos no município.
O projeto prevê a duplicação de 11,8 quilômetros da via, com pavimento em concreto, construção de 18 viadutos, uma ponte, passarelas, pistas marginais e novos acessos a avenidas estratégicas da Cidade. O trecho liga dois importantes eixos rodoviários da região: a BR-376 e a PR-317, servindo tanto ao tráfego urbano quanto ao escoamento da produção agrícola e industrial do Noroeste paranaense.
A solenidade que oficializou o convênio foi realizada no Auditório Hélio Moreira e contou com a presença de autoridades estaduais, municipais, representantes da sociedade civil e do setor produtivo. A obra será licitada pela Prefeitura de Maringá, com fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística.
PROJETO
Para o governador Ratinho Junior, o projeto representa uma resposta concreta a uma demanda histórica do município. “Essa é possivelmente a maior obra dos últimos 30 anos em Maringá, com um projeto muito bem estruturado, doado pela sociedade civil organizada. Vai resolver o maior problema da cidade e da região, que é o colapso no trânsito na entrada de Maringá por Sarandi. A mobilidade urbana e a segurança viária da população vão mudar completamente”, afirmou.
A entrada de Maringá pela região Sul, onde o Contorno cruza com a BR-376, é conhecida por congestionamentos diários e pelo elevado número de acidentes, sobretudo envolvendo veículos pesados. A obra prevê um viaduto duplo nesse ponto crítico, além de quatro viadutos simples no entroncamento com a rodovia federal, eliminando as rotatórias existentes e otimizando o fluxo de veículos.
As vias marginais e os acessos laterais serão feitos com pavimento flexível. O projeto inclui melhorias de mobilidade para os bairros adjacentes, com novos acessos à Avenida Guedner, Avenida Carlos Correa Borges, Carmen Miranda, Joaquim Duarte Moleirinho e à Rua Mário José de F. Ferraz.
PARTICIPAÇÃO
O projeto executivo da obra foi elaborado e doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o que, segundo Ratinho Junior, demonstra a força do modelo de cooperação entre a sociedade civil e o poder público. “Desde que assumi o governo, autorizamos que empresas e entidades pudessem doar projetos ao Estado. Esse banco de projetos está permitindo que o Paraná avance mais rápido que outros estados. Maringá é um exemplo de gestão pública eficiente com participação comunitária”, destacou.
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, reforçou a importância da parceria. “Essa obra vai resolver problemas sérios de mobilidade, de segurança e de desgaste do asfalto provocados pelo tráfego intenso de caminhões. Além disso, vai beneficiar milhares de moradores que usam o Contorno diariamente. É uma transformação que ficará marcada na memória da cidade”, afirmou. Ele também comentou sobre a importância da obra para Maringá e como Maringá é, em sua visão, a cidade do Brasil com o maior capital social do País.
Para o prefeito, o projeto de duplicação do Contorno Sul tem como principais objetivos modernizar a infraestrutura viária de Maringá e da região metropolitana, reduzir o número de acidentes e conflitos de tráfego, melhorar o escoamento da produção agroindustrial, conectar bairros e centros urbanos e, sobretudo, preparar a cidade para suportar seu crescimento urbano acelerado.
Barros também destacou dados alarmantes sobre a situação atual da via. Entre 2023 e 2025, o Contorno Sul registrou 755 ocorrências, resultando em 1.832 vítimas, 17 mortes e o envolvimento de 1.514 veículos. Os números, segundo ele, evidenciam a urgência da intervenção.
OBRAS
O valor de R$ 450 milhões será repassado integralmente pelo Governo do Estado, em regime de fundo perdido, ou seja, sem necessidade de reembolso por parte do município.
A duplicação do Contorno Sul faz parte de um pacote mais amplo de obras viárias em Maringá e região. A Secretaria de Infraestrutura também destacou os avanços na duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu, além da construção do viaduto do Catuaí, que deve ficar pronto no final deste ano, obras que somam quase R$ 1 bilhão em investimentos na malha urbana e regional.
Outro projeto comentado no evento foi a estrada da Venda 200, ou Estrada Vale do Pirapó, que busca transformar a PR-454 em um caminho turístico e de desenvolvimento das atividades daquela região. Segundo as autoridades, faltam apenas alguns detalhes para a obra sair do papel.
A expectativa é de que as audiências públicas com a comunidade aconteçam ainda em 2025, permitindo que o edital de licitação seja lançado até o fim do ano. A obra deve começar em 2026, com prazo de execução ainda a ser definido.
Alexia Alves