Início Maringá RFCC abre Outubro Rosa com desfile em Maringá

RFCC abre Outubro Rosa com desfile em Maringá

A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC Maringá) dá início à campanha Outubro Rosa com a edição 2025 do evento Desfilando Autoestima, que acontece no dia 1º de outubro, às 15h30, na Galeria Cidade Aruna. O tradicional desfile contará com a participação de 25 mulheres em tratamento contra o câncer, atendidas pela entidade, que subirão à passarela acompanhadas de suas madrinhas voluntárias, apoiadoras da causa.

Com o tema “Movimente-se pela Vida”, o evento busca muito mais do que visibilidade: é um chamado à conscientização, ao acolhimento e à valorização da vida.

Segundo a gestora institucional da RFCC, Janaina Mantovani, o desfile é um momento de empoderamento e superação. “Mais do que um desfile, a ação busca valorizar a força, a coragem e a beleza de quem enfrenta o câncer”, afirma.

As participantes usarão lenços exclusivos criados pelo estilista Hugo Ito, símbolo da identidade da campanha e da transformação da moda em ferramenta de autoestima.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil (excluindo os tumores de pele não melanoma). A estimativa do Inca para o período de 2023 a 2025 é de 73,6 mil novos casos por ano, o que evidencia a importância de ações como essa, que promovem o diagnóstico precoce, o autocuidado e o fortalecimento das redes de apoio.

Um dos destaques do evento será Roseli Barbosa Soares, em tratamento contra o câncer de mama e participante do desfile pela primeira vez. Para ela, o envolvimento com a RFCC transformou o enfrentamento da doença. “Na Rede me senti em casa, acolhida desde a recepção até o contato com as equipes e voluntárias. Isso me deu forças para continuar. Quero lutar para viver e, no futuro, ser voluntária na instituição, para retribuir o que recebi”, relata.

O Desfilando Autoestima é gratuito e aberto ao público. Desde 2011, a ação já contou com a participação de 225 mulheres assistidas pela RFCC. A expectativa é de que o evento deste ano reúna apoiadores, familiares e toda a comunidade em uma tarde de inspiração, solidariedade e empatia.

Da Redação
Foto – ASC

COMPARTILHE: