Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

OLHO NA BEBIDA

Três pessoas morreram em São Paulo e outras estão cegas após consumir bebidas adulteradas com metanol. O produto importado ilegalmente pelo PCC para adulteração de combustíveis, está sendo repassado também para quadrilhas de falsificadores de bebidas destiladas.

OCORRÊNCIAS

Nove casos foram registrados em 25 dias, vitimando pessoas que consumiram em diferentes bares vários tipos de bebidas: gin, uísque e vodka. Diferente do etanol, o metano é álcool específico para uso em indústrias de solventes e combustíveis.

DICAS

As recomendações da Abrasel, associação que reúne proprietários de bares e restaurantes, valem também para consumidores. Diante de qualquer suspeita deve ser suspensa a venda e consumo da bebida. É preciso suspeitar também de bebidas cujos preços estão abaixo do normal.

MAIS

Outras observações devem ser feitas sobre o aspecto das garrafas, e sobre o cheiro da bebida. Também é preciso reparar em lacres tortos, erros de impressão e odor semelhante a solventes. Essas anormalidades devem ser tratadas como suspeita de adulteração.

SEM VOLTA

Todo cuidado é pouco porque ao ser metabolizado pelo corpo o metano é quebrado em formaldeído, formiato e ácido fórmico, substâncias altamente tóxicas que causam danos a diferentes tecidos do corpo, ao nervo óptico e ao sistema nervoso. Levam a quadros graves, como coma e mesmo morte se não tratado rapidamente.

SINTOMAS

Fala pastosa, reflexos diminuídos, náuseas, vômitos, tontura, fraqueza, dor abdominal, taquicardia e cegueira, ver brilhos e manchas nos olhos, são sintomas após o consumo de metanol. Sintomas que exigem atendimento médico imediato.

QUER CASAR?

Com apoio da prefeitura, o Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão do Tribunal de Justiça do Paraná vai promover um casamento coletivo em Maringá. As inscrições estão abertas na Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS).

DATAS

O prazo para inscrição de casais expira no próximo dia 15. E o casório coletivo e festivo está marcado para o dia 25 deste mesmo mês. Será às 16h no Ginásio do Colégio Objetivo.

DIABETES

Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa, destaca a aprovação do projeto de lei que torna o laudo da diabete tipo 1 válido por prazo indeterminado: “A nova lei significa menos burocracia e mais dignidade para milhares de paranaenses que convivem com essa condição crônica e permanente”.

PEDIDOS

O projeto nasceu de diálogos com pacientes, familiares e médicos. A medida traz mais tranquilidade às famílias, evita gastos desnecessários e assegura que os direitos sejam respeitados em qualquer serviço público ou privado de saúde.

NOVO LÁZARO?

Lembram daquele assassino que desaparecia nas matas, o Lázaro? Pois o tal “Mamute”, contrabandista de cigarros Carlos Henrique Buscariollo, fugitivo apontado como um dos assassinos de quatro homens em Icaraíma, tem o mesmo perfil.

LEI DO SILÊNCIO

Os moradores da cidade não gostam de comentar sobre ele. Com extensa folha corrida, já com pelo menos um homicídio anterior, ele é visto como pessoa cruel – atirou na face da própria esposa – e vingativa. “Mamute” já morou na cidade, hoje frequenta, mas ninguém sabe onde se esconde.

MATEIRO

Para os que o conhecem ele é um mateiro. Vive nas florestas nas margens dos rios Paraná e Ivaí. Acreditam que more em um dos muitos buracos, bunkers cavados no chão. Outra crença: bruto, violento com vários crimes nas costas, ele não vai se entregar à polícia.

IMPOSTO

A Câmara começou a votar ontem um projeto polêmico: aumento do IPTU. Segundo a prefeitura, necessário para garantir financeiramente a eficiência na gestão e justiça tributária no município em que a planta genérica que não é atualizada há mais de 20 anos.

VALORES

Acontece que Maringá oferece, historicamente, um desconto de 40% sobre o valor venal dos imóveis. Para correção e atualização a prefeitura está propondo a redução desse desconto para 25%. Essa forma visa, gradualmente, corrigir uma distorção tributária que impacta a arrecadação e a justiça fiscal.

OBRIGAÇÃO

Outra justificativa do município: segundo a portaria nº 511/2009 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná os municípios devem realizar a atualização da planta genérica de valores a cada quatro anos. E além de conceder desconto no valor venal do imóvel, Maringá mantém a planta genérica congelada há duas décadas. 

JUSTIFICATIVA

Segundo o prefeito Silvio Barros, “Nenhum prefeito gosta de aumentar imposto, mas todos estão sendo obrigados a recompor seus orçamentos. Temos ciência da nossa responsabilidade com a saúde financeira do município e esperamos que os vereadores aprovem a proposta que neste momento é de fundamental importância”.

BOLA DE NEVE

Outros municípios paranaenses estão acompanhando o que está sendo proposto em Maringá. O gatilho para essa busca de recomposição de recursos públicos foi a diminuição da alíquota do IPVA. Ela diminuiu em 45% o valor que todas as cidades recebiam anualmente desse substancial imposto.

ÓBITO

Repercutiu na reportagem policial o falecimento de Osvaldo dos Santos Pereira Júnior. Com 33 anos, homicida (matou um estudante), usando duas facas, assediou duas mulheres no Sesi e elas chamaram a polícia. Ele atacou os PMs e foi baleado.

COMPARTILHE: