
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, assinou nesta semana o decreto que oficializa a constituição do InPacta (Instituto de Projetos Avançados para Cidades, Tecnologia e Administração) A nova entidade nasce com o objetivo de impulsionar soluções inovadoras, tecnológicas e digitais voltadas à modernização da gestão pública e à construção de uma cidade mais inteligente, eficiente e conectada com as demandas do futuro.
A assinatura da criação do instituto foi celebrada pela administração municipal como um passo estratégico. O objetivo é tornar a Cidade mais moderna, eficiente e referência em cidades inteligentes.
A proposta do InPACTA havia sido aprovada pela Câmara Municipal no início de setembro e, agora, entra oficialmente em vigor como entidade sem fins lucrativos, com natureza de serviço social autônomo e atuação voltada exclusivamente para o setor público.
Com sede em Maringá e funcionamento por prazo indeterminado, o InPACTA terá como missão desenvolver projetos que promovam a inovação tecnológica na administração pública, com foco em cidades inteligentes, sustentabilidade urbana e eficiência na prestação de serviços.
A estrutura do instituto foi desenhada para oferecer apoio técnico, consultoria, desenvolvimento de sistemas e capacitação para servidores e gestores públicos.
Entre os principais objetivos do InPACTA estão a elaboração de soluções tecnológicas para o setor público, a modernização de processos administrativos, o desenvolvimento urbano sustentável, a criação de projetos de infraestrutura e a qualificação de profissionais em áreas estratégicas como inovação, tecnologia e governança.
O instituto também poderá atuar na certificação digital, integração de sistemas, gestão de dados públicos e fornecimento de soluções de TI.
Da Redação
Foto – DIV