Início Maringá 53% dos maringaenses pretendem comprar presentes para Dia das Crianças

53% dos maringaenses pretendem comprar presentes para Dia das Crianças

Segundo a pesquisa, a região Noroeste é a que mais pretende gastar na data

A região de Maringá e o Noroeste lideram as intenções de compra para o Dia das Crianças no Estado, segundo levantamento realizado pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR.

A pesquisa aponta que 53,6% dos consumidores da região pretendem comprar presentes para a data comemorativa, número que supera a média estadual, de 48,1%. Além disso, o Noroeste também apresenta o tíquete médio mais alto do Paraná, estimado em R$ 199,03, acima da média geral de R$ 188,38.

Os brinquedos seguem como os itens mais procurados, preferidos por 61,7% dos entrevistados. Em seguida aparecem roupas e calçados (23,5%), jogos educativos (23,5%) e livros (14,8%). Já os eletrônicos, como videogames, tablets e celulares, foram mencionados por apenas 2,5% dos consumidores.

Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados reforçam a importância da data para o comércio varejista.  “A pesquisa demonstra o protagonismo das crianças na escolha dos presentes no Paraná neste ano, mas também a participação dos pais na definição, através de recordações mais utilitárias e educativas. Em termos de volume de vendas, o Dia das Crianças é a terceira data comemorativa mais importante para o varejo nacional e a expectativa é que mais uma vez esta celebração contribua para o crescimento do comércio paranaense”, avalia.

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, avalia que os resultados da pesquisa indicam uma boa oportunidade para os lojistas, que devem se preparar com promoções específicas, mix de produtos variados por faixa etária e experiências de compra mais personalizadas. Ela também ressalta a importância da presença digital, por meio de e-commerce, redes sociais e marketplaces, além de uma comunicação que dialogue diretamente com os responsáveis pelas crianças.

Na região Noroeste, a internet já se consolidou como o principal canal de compra, sendo a preferência de 50,6% dos consumidores. O comércio de rua aparece na sequência, com 37,7%, somando lojas do centro (27,3%) e de bairros (10,4%). Já os shoppings devem atrair 20,8% do público.

O levantamento mostra ainda que a maioria dos consumidores (60,7%) pretende realizar as compras na semana que antecede o dia 12 de outubro, enquanto 21,5% afirmam que irão se antecipar em até 15 dias. Outros 10,2% já compraram os presentes, e 7,6% devem deixar a compra para o próprio feriado.

A pesquisa de preços será uma prática comum entre os consumidores da região: 73,8% afirmam que irão comparar valores antes da compra, sendo que 79,7% farão essa comparação pela internet. No que diz respeito à forma de pagamento, 54,5% devem parcelar as compras, com destaque para o uso do cartão de crédito parcelado, citado por 36,4%. Entre os pagamentos à vista, o Pix lidera com 24,7%, seguido pelo débito (18,2%) e pelo dinheiro em espécie (9,1%).

A pesquisa também revela o perfil de quem pretende presentear. Avós, tios e outros parentes representam 55,6% dos consumidores com intenção de compra, enquanto os pais somam 54,3%. Padrinhos e madrinhas aparecem com 25,9%. Cada pessoa deve comprar presentes para duas a três crianças, em média.

Na hora da escolha, o atendimento do vendedor tem peso significativo para 21,2% dos entrevistados, seguido pela preferência da criança (18,7%), pelo custo-benefício (15%) e pela qualidade do produto (12,5%).

Da Redação
Foto – Fernando Frazão

COMPARTILHE: