Início Colunistas A longevidade humana e o potencial do mercado prateado

A longevidade humana e o potencial do mercado prateado

A longevidade humana é hoje uma das maiores conquistas da ciência e da medicina moderna e tem redefinido a estrutura demográfica global.

O envelhecimento populacional apresenta-se como uma das mais significativas transformações sociais e econômicas do século 21. A velhice foi associada a declínio e dependência, uma visão que se mostra cada vez mais DESATUALIZADA e LIMITANTE.

A nova postura deste, digamos assim, MERCADO, desafia essas percepções, revelando que a vida após os 60 anos é fase de RENOVAÇÃO, de ENGAJAMENTO E CONTRIBUIÇÃO CONTÍNUA para a sociedade. Hoje a ciência afirma que o termo VELHICE começa com 78 anos. Nesse contexto e nesse mercado, a INOVAÇÃO desempenha um papel crucial. É por meio de novas abordagens, novos produtos e serviços, que se pode desvendar o vasto potencial desta população, hoje crescente, um grupo que compartilha o desejo de manter-se ativo, saudável e conectado. A compreensão desse mercado, às vezes subestimado, é infinitamente para quem quer PROSPERAR  e entrar neste cenário em evolução. Na linguagem popular, SUBESTIME E PERCA DINHEIRO.

O que aconteceu hoje é uma mudança de paradigma, de como a sociedade interage com pessoas acima de 60 anos e o imenso valor que essa transformação pode gerar. O principal DESAFIO aqui reside na mudança de MENTALIDADE. Empresas, governos e a própria sociedade precisam abandonar a ideia de que a idade cronológica é o fator determinante para a capacidade, o desejo ou o potencial de um indivíduo.

A realidade é que as pessoas acima de 60 anos são um grupo incrivelmente diverso, com diferentes níveis de saúde, interesses, habilidades e aspirações. Muitos estão mais ativos, saudáveis e engajados do que as gerações anteriores de sua faixa etária. Esse grupo busca novas experiências, aprendizado contínuo, portanto, resilientes, buscam oportunidade de trabalhos flexíveis e ainda produtos e serviços que atendam às suas necessidades e desejos específicos e não apenas às suas limitações.

É justamente aqui que reside a imensa oportunidade. A diretora do Stanford Distinguished Careers Institute, Susan Wilner Golden, enfatiza que essa é uma oportunidade de MERCADO de US$ 22 trilhões. Esse valor colossal não se refere apenas a produtos e serviços de saúde ou assistência, mas abrange entretenimentos, viagens, educação, tecnologia, serviços financeiros e muito mais. IGNORAR este mercado é PERDER uma fatia significativa do poder de consumo global. O que ela recomenda: 1.Reconhecer a Diversidade – entender que a população sênior é heterogênea e que suas necessidades e desejos variam amplamente. 2. Focar nos Estágios de Vida – Desenvolver produtos, serviços e estratégias que se alinhem com os diferentes estágios de vida e não apenas com a idade cronológica. 3. Desafiar Estereótipos – Romper com as noções preconcebidas sobre o envelhecimento e abraçar uma visão mais positiva e de capacidade. 4. Inovar e Adaptar – Criar soluções inovadoras que atendam às demandas específicas de um mercado em constante evolução.

Ao internalizar e aplicar estes princípios, busca-se não apenas capitalizar sobre o “MERCADO DA LONGEVIDADE”, mas promover uma sociedade mais inclusa e equitativa, onde a experiência e o potencial das pessoas acima de 60 anos são valorizados e aproveitados.

Bem, o envelhecimento populacional é um fenômeno global e irreversível, com implicações sociais, econômicas e culturais. Longe de ser um problema, essa transição demográfica representa uma das maiores oportunidades de mercado deste século. Essa população cresce a um ritmo sem precedentes e com ela o seu poder de consumo e influência. Compreender estes dados e tendências é crucial para aqueles que desejam prosperar naquilo que eu chamei aqui de NOVA LONGEVIDADE.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: