
PESQUISA
Mais uma pesquisa de opinião sobre o que o maringaense espera da administração pública. Por aferição porcentual, nenhuma novidade, embora o quadro geral em Maringá seja muito melhor que de outras cidades.
NECESSIDADES
A pesquisa elenca que o que mais o maringaense quer é melhorias no sistema de saúde pública. Segundo desejo: mais segurança, depois melhorias no trânsito urbano e por fim, melhor estrutura da educação.
DEDICAÇÃO
Por coincidência a pesquisa vem de encontro aos principais problemas herdados pela atual administração. O prefeito anterior, Ulisses Maia, deixou muitos “pecados”. Inclusive obras inconclusas, asfalto esburacado, etc.
TRABALHO
As queixas nunca acabam. A máquina pública sempre é carente de recursos. Cabe a cada prefeito o discernimento para aplicá-los bem, com parcimônia inteligente conjugada com as necessidades populares.
DESTAQUE
E queiram ou não os que fazem de problemas bandeiras políticas, a verdade é que a administração atual de Maringá tem investido pesado em saúde, segurança, trânsito e educação. Só não vê quem não quer!
SARANDI
A cidade vizinha também enfrenta problemas sérios herdados, difíceis de resolver. Um exemplo: o MP deu prazo para que o prefeito Carlos de Paula contrate 1.700 vagas em creches para crianças entre 0 e 5 anos de idade.
CONJUNTO
Em busca de solução, já que não existem tantas vagas disponíveis nas creches particulares da cidade, administração e MP fizeram uma reunião anteontem em Curitiba, mediada pelo Tribunal de Contas.
RETORNO
As partes voltarão a se reunir no dia 16, quando o TC-PR terá sugestão para resolver a falta de vagas de forma paulatina. Ou seja, estando provado que não dá para resolver vapt-vupt, vão ser propostos prazos para avanços.
ESFORÇO
Enquanto isso a prefeitura corre atrás de soluções. Em novembro vai inaugurar uma creche para 350 crianças. Em novembro e dezembro do próximo ano, mais duas com capacidades iguais. O restante de vagas, aí sim, poderá ser contratado.
MAUS PMS
Dez policiais militares rodoviários do Paraná acabam de ser afastados das funções enquanto aguardam conclusão de investigações. São acusados de integrar uma ‘estrutura sofisticada de corrupção e lavagem de dinheiro’.
MOTORISTAS
As investigações levantaram que “pelo menos cem motoristas que circulam pelo Paraná” contribuíram para o esquema – pago com Pix – montado pelos PREs. O Gaeco descobriu os corruptos em Guarapuava e Ponta Grossa.
O BODE
O presidente Trump está aplicando no presidente Lula a rudimentar tática de negociação “bode na sala”. Plantou dificuldades e agora vai negociar confortavelmente os problemas que ele próprio criou.
LOGRO
Ofendido, Lula não vê que suas exigências não levarão a qualquer sucesso. Diz que exigirá a retirada das taxas extorsivas e das leis que estão “travando” ministros e outros de seu governo.
ZERO
Ou seja, o Brasil poderá, no máximo, voltar ao nível anterior, sem agregar qualquer vantagem com a negociação prevista como boa para a soberania e os negócios do nosso país.
EXPECTATIVAS
Ou seja, Lula está muito ansioso e Trump, tranquilo. O ianque é um negociador profissional na vida privada. Tem o tempo a favor dele e quer dar ao Brasil, o que o Brasil já tinha antes! Vamos esperar e conferir.
MOBILIZAÇÕES
Em Maringá e Sarandi, populares estão protestando contra a implantação de órgãos de segurança em seus bairros. Em Maringá contra uma casa que acolherá menores infratores e semiliberdade. Em Sarandi contra prisão.
BOMBANDO
Pesquisa abalizada levantou que a administração do prefeito Silvio Barros II tem quase 70% de aprovação popular. Outros 21% reprovam e 10% ainda não formaram opiniões para externar.
VIOLÊNCIA
Mais um crime envolvendo “moradores” de rua em Maringá. Um homem de amanheceu morto na calçada em frente o Centro Pop, local em que foi buscar apoio e atendimento.
MARINGAENSE
Com 40 anos de idade, ele se desligou da família que vive em Maringá e foi morar na rua. Foi assassinado com pauladas na cabeça. O que chegou à polícia é que ele teria brigado com outro homem no início da noite.