
FINADOS
A prefeitura iniciou a limpeza e as correções necessárias no cemitério para receber milhares de visitantes no Finados, início de novembro. Já estão estipulados inclusive prazos para melhorias no campo santo.
TRABALHO
As escavações, duplicações, pinturas, revestimentos e reformas poderão ser feitas até o próximo dia 24. Os serviços de limpeza, polimento, colocação de placas, fotos, inscrições e vasos, de tampões de granito ou mármore, serão proibidos apenas nos dias 1º e 2 de novembro.
ORQUESTRA
A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) se apresentará quarta-feira feira próxima, às 20h, no Teatro Calil Haddad. Boa música, entrada gratuita, um presente para os maringaenses.
OPORTUNIDADE
As entradas serão distribuídas a partir de segunda-feira. São 758 lugares para assistir as apresentações das melhores músicas dos mestres do período clássico. Embora seja do Estado, raramente a sinfônica se apresenta no interior.
APROXIMAÇAO
De acordo com o maestro convidado Alexandre Brasolim, é importante trazer concertos para o interior do Paraná: “Normalmente temos muitas apresentações na região de Curitiba, mas acho fundamental levar os concertos a outras cidades que não estão tão próximas da Capital. Sair das quatro paredes do Teatro Guaíra”.
VAI APOSENTAR
O ministro Luís Roberto Barroso anuncia sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal. Disse na quinta-feira que aquela era a última sessão que participava no Supremo. Também disse que o Brasil é formidável, complexo com o pluralismo das sociedades abertas.
VAI TARDE
Para nós, brasileiros conscientes, essa foi a melhor atitude tomada por esse ministro em toda a sua carreira. E torcemos para que ele consiga o que busca, ser esquecido. Que vá para a mansão que comprou nos EUA.
LEMBRANÇAS
Segundo um advogado que prefere não se identificar, os ministros “desse STF” deveriam – todos – cair fora. Barroso não aguentou a pressão derivada de seus próprios atos. Autoridade, vaidoso, sofre por ser vaiado toda vez que sai em público.
CRIANÇAS
Secretaria de Saúde e o Hospital da Criança promoveram na semana passada um importante mutirão. Feito com especialistas através do Ambulatório de Genética Médica e Doenças Raras.
MAIS
O próximo mutirão será no dia 18, sábado, totalizando 24 atendimentos extras a pacientes de Maringá e região no mês de outubro. Os mutirões realizados aos sábados visam agilizar os atendimentos que exigem avaliação médica detalhada e, muitas vezes, uma investigação genética.
IMPORTÂNCIA
Para o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o diagnóstico precoce é fundamental para dar início ao tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida do paciente. “Muitas famílias aguardam por esse momento e agora essa oportunidade chegou para melhorar a vida dessas crianças”.
CAFÉ
Com ele a cada dia mais longe do “café da manhã”, neste sábado e domingo a realização do Festival do Café Especial em Maringá. O evento será na sede do Sebrae/PR, na Avenida Bento Munhoz da Rocha, 1116. Para participar é necessário se inscrever e doar um item de higiene pessoal ou brinquedo.
COVID
Com publicação de trabalho científico, o Brasil deverá apresentar até 2027 a nossa vacina contra a Covid. Ela foi desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed).
CONFIRMANDO
A publicação de artigo científico sobre os resultados dos testes da vacina nacional, a SpiN-TEC, mostra que o imunizante é seguro. Avança-se agora para a fase final de estudos clínicos. A expectativa é que até o início de 2027, ela possa estar disponível para a população.
PCC AQUI
O PCC tem tentáculos espalhados e alcança até onde a ação criminosa é ainda primária. Assassinos da facção vieram de São Paulo especialmente para assinar um homem na vizinha Mandaguaçu. Até a execução ficaram hospedados em Maringá.
PETS
Pequenos grandes cabos eleitorais, os cães e gatos estão no foco dos políticos, respeitadíssimos por eles. Nas próximas campanhas teremos muitos candidatos mordidos e arranhados por pets que não gostam de estranhos, de serem pegos no colo, serem beijados como bebês, etc.
CREMATÓRIO
Sobre esse amor aos pets, na Câmara de Maringá há proposição para um crematório público de pets. Quando um pet vem a óbito é difícil achar onde enterrá-lo, e no crematório particular o serviço pode custar acima de R$ 500.
JUNTOS
Outro vereador quer manter, mesmo após a morte, a proximidade e ligação entre o cão ou gato. Diz que os tutores gostariam que seus pets pudessem ser enterrados com eles, no caso de falecerem antes dos animais.