
A Secretaria de Educação anunciou que para o ano letivo de 2026 haverá uma ampliação das vagas ofertadas para o ensino integral no município. A previsão é de que 9.420 vagas sejam disponibilizadas para o ensino fundamental, o que representa um aumento de 420 novas vagas em relação ao total deste ano.
O destaque ficará para o aumento de turmas do primeiro ano do ensino fundamental, que passará de 56 para 83 turmas, um acréscimo de 48% nas vagas. A medida tem como objetivo atender a crescente demanda dos alunos que fazem a transição dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que já oferecem ensino integral, para as escolas municipais.
De acordo com a secretária de Educação, Adriana Palmieri, a ampliação é uma resposta à crescente demanda e visa garantir a continuidade do ensino integral para os estudantes. “Não haverá interrupção na oferta do ensino em período integral. Os estudantes já matriculados nessa modalidade terão prioridade de vaga em 2026. A reorganização das turmas e a otimização dos espaços escolares têm permitido uma melhor utilização da estrutura existente e a ampliação gradual da oferta, respeitando os critérios técnicos e legais”.
Com o intuito de garantir mais transparência no processo de rematrícula, a Prefeitura implementou a plataforma “Conecta Seduc”, que torna o processo mais acessível e auditável. Antes, a rematrícula era feita internamente em cada unidade escolar, mas agora os responsáveis podem realizar o procedimento de forma online.
A secretária Adriana Palmieri explicou que a primeira etapa da rematrícula garante a vaga no ensino regular, e em seguida, a Central de Vagas organiza a distribuição dos alunos para o ensino integral, conforme a disponibilidade de vagas e critérios previamente estabelecidos. “Após a rematrícula, entre 3 e 14 de novembro, os pais poderão cadastrar seus filhos na lista de espera para o ensino integral. É importante frisar que, em nenhum momento, haverá descontinuidade no serviço. O processo será organizado de maneira transparente e sem causar impactos na oferta de vagas”.
Para garantir que a expansão da oferta de ensino integral seja realizada de forma eficiente, a Secretaria de Educação realizou visitas técnicas em todas as 117 unidades educacionais da Cidade. O objetivo das visitas foi verificar a capacidade de cada unidade para comportar as novas turmas, além de avaliar a adequação dos recursos humanos e materiais necessários para o bom funcionamento das turmas de ensino integral.
Desde o início do período de rematrículas, em 16 de outubro, a Secretaria de Educação de Maringá registrou 13.952 solicitações. Pela primeira vez, o processo de rematrícula está sendo feito totalmente online, o que eliminou a necessidade de filas nos Cmeis e escolas municipais. O prazo para a rematrícula vai até as 18h do dia 31 de outubro e deve ser realizada através da plataforma “Conecta Seduc
Da Redação
Foto – Rafael Macri