Início Maringá Cemitério Municipal terá 500 novas vagas

Cemitério Municipal terá 500 novas vagas

O secretário de Infraestrutura, Vagner Mussio, detalhou as ações que estão sendo tomadas para resolver a falta de espaço no Cemitério Municipal, após a aprovação de um requerimento na Câmara de Maringá que solicita informações sobre a possível construção de um novo cemitério.

O pedido partiu do vereador Angelo Salgueiro, que destacou o esgotamento do espaço no atual cemitério. Salgueiro mencionou que não há mais covas disponíveis para venda, e a área já não comporta expansão.

O secretário explicou que, apesar das limitações, a administração continua a garantir o serviço de sepultamento. “Quem não tem condições de pagar, garantimos a ação, já quem tem um ente sepultado há mais de três anos pode fazer a exumação e reutilizar o mesmo túmulo”.

Mussio também abordou as ações em andamento para aumentar a capacidade de sepultamento, como a construção de mais de 500 novas vagas na marginal da Avenida JK, onde existem túmulos antigos com covas rasas. “Vamos fazer esse trabalho para ampliar a capacidade de sepultamento”, disse o secretário. Além disso, ele comentou que o ossário atual será deslocado para um novo local próximo à capela mortuária, liberando mais uma quadra para novos sepultamentos.

A Prefeitura está também notificando túmulos abandonados, com 230 túmulos já identificados em uma única quadra. “Esses túmulos são concessões, ninguém é proprietário. Se não houver cuidado, vamos tomar de volta e abrir novas vagas”, afirmou Mussio, que também mencionou a ideia de construir um cemitério específico para sepultamento de animais, uma medida que ainda está sendo estudada para atender à demanda crescente da população.

A ideia refere-se ao requerimento aprovado pela Legislativo, de autoria do vereador Jeremias, em que o parlamentar questiona a Prefeitura sobre a possibilidade de criar um serviço de cremação para animais, devido à crescente demanda por soluções adequadas para a destinação dos restos mortais de pets.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: