Início Maringá Fórum Eleitoral de Maringá terá Sala Calma

Fórum Eleitoral de Maringá terá Sala Calma

Para acessar a sala, não é necessário comprovação médica

Na próxima sexta-feira, 24, a Justiça Eleitoral do Paraná realizará a inauguração de uma Sala Calma no Fórum Eleitoral de Maringá, como parte de um projeto que visa garantir mais acessibilidade e acolhimento para pessoas neurodivergentes ou que necessitam de um ambiente mais tranquilo para regular suas emoções. A cerimônia ocorrerá às 17 horas e contará com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, além de autoridades locais.

A Sala Calma é um espaço cuidadosamente planejado para reduzir estímulos excessivos, como ruídos e luzes fortes, proporcionando um ambiente mais sereno e acolhedor. Esse tipo de ambiente é especialmente útil para eleitores com deficiências ocultas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtornos de ansiedade e outros quadros neuropsiquiátricos.

A sala será sinalizada com a ilustração de girassóis, símbolo nacionalmente reconhecido para identificar pessoas com deficiências não aparentes, conforme a Lei nº 14.624/2023. Para utilizar a Sala Calma, basta que o eleitor solicite o acesso, sem a necessidade de comprovação médica ou documentos adicionais.

“Estamos comprometidos em tornar a Justiça Eleitoral cada vez mais acessível a todos. A criação da Sala Calma é uma demonstração de que a Justiça Eleitoral do Paraná está atenta às necessidades de cada eleitor, garantindo que todos possam votar com tranquilidade e sem pressões externas”, afirmou Bengtsson.

Da Redação
Foto – Cleverson Nunes

COMPARTILHE: