Início Destaques do Dia Maringá é a 7ª cidade mais segura do Paraná

Maringá é a 7ª cidade mais segura do Paraná

Maringá ocupa a sétima posição entre os municípios mais seguros do Paraná, segundo o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2024, divulgado na última semana pela plataforma MySide.com.br. No mesmo ranking do ano passado, a Cidade estava em terceiro lugar.

No ranking estadual, Umuarama lidera, seguida por Francisco Beltrão, Arapongas, Araucária, Fazenda Rio Grande e Campo Largo. No cenário nacional, o destaque vai para Santa Catarina, que concentra três cidades entre as cinco mais seguras do Brasil: Brusque, Jaraguá do Sul e Tubarão.

O levantamento analisa apenas cidades com mais de 100 mil habitantes, utilizando dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e estimativas populacionais do IBGE. O SIM classifica os óbitos de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), garantindo uma base padronizada e comparável entre municípios brasileiros.

O My Side Guia de Imóveis, responsável pela pesquisa sobre Maringá, destaca ainda outros aspectos da cidade. “Atualmente, Maringá é a terceira maior cidade do estado, bem arborizada, limpa, segura e repleta de oportunidades de trabalho, principalmente nos setores comercial e de prestação de serviços. Tudo isso faz da cidade um local que preza pela qualidade de vida de seus moradores, além de oferecer diversas opções de imóveis à venda, em diferentes faixas de preço.”

HOMICÍDIOS

Os homicídios dolosos em Maringá e região caíram 35,8% nos primeiros oito meses de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, passando de 81 para 52 casos, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp).

Outros crimes também registraram queda. Os roubos diminuíram 13,1%, de 632 para 549 ocorrências, enquanto os roubos de veículos caíram 42,3%, passando de 137 para 79 casos. Já os crimes de estupro tiveram 16% menos ocorrências, de 255 para 214 registros.

A redução nos índices de criminalidade é atribuída ao trabalho integrado de inteligência, policiamento ostensivo e tecnologia, além de investimentos em segurança pública. Em outubro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou cinco helicópteros, fuzis, viaturas Dodge Ram e binóculos noturnos às forças de segurança, em um aporte de R$116 milhões.

“Reduzir os homicídios e garantir mais segurança à população paranaense é resultado de planejamento, integração e da aplicação correta de recursos. Essa queda expressiva demonstra que nossas estratégias estão funcionando e que as forças policiais do Paraná atuam de forma coordenada, com tecnologia e inteligência, para proteger vidas”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: