Início Maringá Vestibular de Verão registra menor abstenção dos últimos 13 anos

Vestibular de Verão registra menor abstenção dos últimos 13 anos

As provas do Vestibular de Verão 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram realizadas no último domingo (2) sem qualquer intercorrência, de acordo com a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU). Dos 9.056 candidatos inscritos, apenas 995 não compareceram, o que representa 10,99% de abstenção, o menor índice registrado nas edições de verão nos últimos 13 anos.

As avaliações foram aplicadas em Maringá, no câmpus da UEM e no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), e em outras dez cidades do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí, Ivaiporã, Cascavel, Curitiba, Ponta Grossa, Cianorte, Goioerê e Umuarama. A maior taxa de ausência foi verificada em Curitiba (17,48%), enquanto Maringá registrou a menor, com 6,48%.

Ao todo, o vestibular oferece 968 vagas distribuídas em mais de 70 cursos de graduação presenciais. Destas, 670 são destinadas à ampla concorrência e 298 às políticas afirmativas, incluindo cotas sociais, cotas sociais para negros, cotas para negros e cotas para pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos puderam escolher até três opções de curso, variando entre áreas, turnos e câmpus.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, comemorou o baixo índice de abstenção. “Ficamos felizes com o baixo índice de ausentes, sendo o menor dos últimos 13 anos, o que demonstra a procura por um ensino gratuito e de qualidade. Precisamos trabalhar ainda mais para que esse índice continue a cair e garantir que a experiência do aluno UEM, desde a inscrição no vestibular até a formatura, seja de excelência”, destacou.

Os candidatos responderam a 50 questões objetivas e elaboraram uma redação no gênero resposta argumentativa. O tema proposto convidava à reflexão sobre a valorização da cultura no país, com a questão: “A cultura no Brasil é valorizada?”

O gabarito provisório já está disponível no site do vestibular. Pedidos de reconsideração das respostas podem ser enviados em até 24 horas após a divulgação, por meio do Menu do Candidato. Após análise dos recursos, será publicado o gabarito definitivo. As notas e imagens das redações estarão disponíveis a partir das 15h do dia 12 de novembro, e o resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro, às 10h.

De acordo com o Edital nº 040/2025-CVU, candidatos aprovados nas cotas sociais para negros e cotas para negros deverão comprovar a autodeclaração durante a pré-matrícula, passando por uma banca de heteroidentificação presencial. As datas e locais serão definidos em edital específico, após a divulgação do resultado final.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: