
Casa de Custódia existe para abrigar e custodiar pessoas presas e ainda não jugadas peja Justiça, papel que faz dela uma instituição indesejável em áreas residenciais
É o que está acontecendo atualmente com uma Casa de Custódia projetada para uma área de franca expansão imobiliária, batizada de Tríplice Limite, na Região Metropolitana de Maringá. Abrange áreas residenciais localizadas nas proximidades das divisas de Maringá, Sarandi e Marialva, em um terreno de 20 mil metros quadrados. A Casa de Custódia impactaria a região compreendida pelo Jardim França, Distrito Vale Azul e Parque das Águas. O terreno foi desapropriado pela Prefeitura de Sarandi e o decreto de desapropriação sofreu ação do Ministério Público, que perdeu a batalha judicial na primeira e na segunda instância.
Alguns condomínios e uma associação de moradores esperam que o MP recorra da decisão ratificada pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Se isso não acontecer os próprios moradores anunciam que recorrerão a instâncias superiores, em Brasília. O condomínio de um residencial de alto padrão constituiu advogado, que já teria apontado ilegalidades no decreto municipal de desapropriação da área destinada à futura Casa de Custódia no município de Sarandi.
A Prefeitura de Sarandi e o Deppen (Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná) dão a execução do projeto como fato consumado, com base na manutenção da sentença de primeira instancia pelo TJ-PR. Os moradores e donos de imóveis da área do Tríplice Limite prometem endurecer o jogo, porque temem o efeito negativo no processo de expansão imobiliária da região, bem como da sensação de insegurança que a Casa de Custódia traria. Para bancar as custas processuais da briga judicial que está por vir, condomínios e a Associação de Moradores do Vale Azul , Jardim França e Parque das Águas, deverão se cotizar. Um morador do Residencial Ecogard, por exemplo, diz que não há por enquanto nenhuma disposição para mobilização popular, porque o caminho que os condôminos acham prudente é o da batalha judicial.
Da Redação
Foto – Reprodução
