Início Colunistas Saúde e amor

Saúde e amor

Em todos os países, no frontispício do Ministério da Saúde, poderiam colocar um letreiro com aquela frase célebre do Dr. Sigmund Freud: “É necessário amar para não adoecer”.

     Ódio adoece. Raiva adoece. Inveja adoece. Só o amor acalma e cura. Todo mundo sabe disso, porém poucos levam muito a sério.

     As pessoas que têm formação cristã vêm ouvindo há dois mil anos o “amai-vos uns aos outros”. Todas as outras religiões, igualmente, colocam o amor como fundamento da civilização e condição sine-qua-non para a felicidade.

     Freud não seguia religião nenhuma; era porém um sábio e como tal buscava na causa a razão do efeito. Para uma pessoa estar bem é preciso que esteja intrinsecamente em paz, e para que isso aconteça é preciso que esteja cheia de amor, ou seja, de bem com o mundo e consigo mesma.  

     É verdade que hoje em dia ninguém tem tranquilidade completa, visto que a violência e tantos outros perigos estão presentes em toda parte. Todavia, no que depende especificamente de cada um de nós, podemos decidir se preferimos manter a cabeça fria ou viver belicosamente.                   A gente fica pensando nas pessoas que cultivam antigas inimizades ou fortes rivalidades e que por isso passam 24 horas por dia resmungando rancor.

     Essas pessoas não conseguem dormir sem um remedinho, não conseguem comer direito, não conseguem serenidade para dar um passeio a pé, fazer compras no shopping ou na feira livre, viajar em transporte coletivo, reunir-se com amigos em lugar público. Até para namorar precisam de segurança.

     Quem leva uma vida assim acaba ficando doente mesmo. Milhões de pessoas, no mundo inteiro, passam anos padecendo de depressão, angústia, ansiedade, tristeza, insônia, mal-estar, fobias, úlceras, dor de cabeça, prisão de ventre, desmaios, palpitações, impotência, inapetência, etc., etc., etc., até se convencerem de que tudo isso são apenas efeitos.

     A causa é a ausência de paz interior. Ausência de paz é ausência de amor.  

A. A. de Assis
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: