Início Notícias Gerais Correios lançam selos comemorativos no estande da Itaipu na COP30

Correios lançam selos comemorativos no estande da Itaipu na COP30

Foram lançados dois selos, um em homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado e outro que marca a participação da Itaipu e do Itaipu Parquetec na Conferência do Clima

Os Correios lançaram dois selos comemorativos nesta manhã de terça-feira (11), no estande da Itaipu na Zona Verde da COP30, em Belém. O primeiro é uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado, que faleceu em maio deste ano. O segundo marca a participação da Itaipu e do Itaipu Parquetec na Conferência Mundial do Clima.

A solenidade de obliteração dos selos (marcação com um carimbo especial com a data de lançamento) contou com a participação do diretor de Negócios dos Correios, Hilton Rogério Maia Cardoso; do presidente do Conselho Diretor do Instituto Terra, Juliano Ribeiro Salgado; do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; e do diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite.

“Hoje celebramos o que o Brasil tem de mais genuíno: a capacidade de transformar responsabilidade em gesto, e gesto em legado. Os Correios chegam a Belém com o mesmo propósito que nos move há mais de três séculos, que é conectar pessoas, oportunidades e histórias. E é exatamente isso que fazemos hoje, ao lançar dois selos que traduzem o espírito dessa conferência, de união e compromisso com o planeta”, afirmou Cardoso.

“Para nós, é uma imensa honra receber essa homenagem”, disse Juliano Salgado. “Primeiro, por partir dos Correios, essa empresa pública que presta um serviço importantíssimo, a única que nos atende no Instituto Terra. Da mesma forma, ser homenageado juntamente com Itaipu, essa imensa referência para a restauração ambiental, é um símbolo muito forte para a gente”.

Sebastião Salgado, além de um dos mais renomados profissionais da história da fotografia mundial, é reconhecido por sua atuação social e ambiental. Na década de 90, ele e a esposa, Lélia Wanick, fundaram o Instituto Terra, e em 1998 iniciaram a restauração de mais de 2.300 hectares de Mata Atlântica, com o plantio de 3,5 milhões de árvores nativas. 

O lançamento do selo no estande da Itaipu na COP30 também é uma forma de homenagem a Sebastião Salgado, que visitou a empresa para conhecer de perto as ações de recuperação de bacias hidrográficas e de proteção da Mata Atlântica. As áreas protegidas da Itaipu somam mais de 100 mil hectares desse bioma no Brasil e no Paraguai. 

O diretor Enio Verri destacou a importância da Conferência do Clima para a Itaipu. A empresa é coorganizadora e parceira estratégica da Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop) e da Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) na preparação da conferência. 

“Além de atuar na geração de energia limpa, renovável e barata para o Brasil e o Paraguai, a Itaipu tem no Itaipu Parquetec seu braço de inovação tecnológica, contribuindo com diversas iniciativas para a sustentabilidade e a transição energética. E com o programa Itaipu Mais que Energia, mostramos que é possível fazer políticas públicas ambientais gerando emprego e renda. Hoje, no contexto da mudança climática, o desenvolvimento está ligado à preservação do meio ambiente”, completou Verri.

Postais

Participantes da COP30 que passam pelo estande da Itaipu na Zona Verde têm a oportunidade de enviar cartões postais de Belém. Os postais retratam imagens de Belém captadas pelo fotógrafo Kiko Sierich e retratam cenas da capital paraense relacionadas aos investimentos realizados pela Itaipu na preparação da conferência, como o Parque Linear da Nova Doca; a revitalização dos mercados de São Brás e Ver-o-Peso; e ações de educação ambiental no ensino público municipal, entre outras. Os visitantes só precisam escolher os postais. O envio é realizado pela Itaipu.

Assessoria de Imprensa
Foto – Itaipu

COMPARTILHE: