
TRANSFERÊNCIA
No Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) segue o combate ao Comando Vermelho. Sem horário divulgado, ontem, estava programada a transferência de sete chefes condenados da facção para presídios federais.
JOGO DURO
Com a transferência, os líderes perdem quase todo o contato com os faccionados que ainda estão nas favelas. Vão ficar anos isolados, sem os benefícios que dinheiro, pressões e ameaças possibilitam nos presídios onde estavam.
LEI
Paralelamente, em Brasília, os deputados começam a entrar em acordo para leis mais duras contra integrantes de facções criminosas. Vão dobrar penas inclusive para que se apodera de território, porta fuzil, atira em PMs, etc.
FESTA DA UVA
Marialva, que aniversaria amanhã, não terá neste ano a tradicional Festa da Uva. Estão programados desfile cívico-militar e algumas apresentações. Realizada ano sim, ano não, a festa voltará em 2026.
OUTRAS
Outras cidades fazem essa mesma festa através de seus produtores de uva. Outros municípios que têm a cultura como importante fonte de renda são Jundiaí e Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo, e Colombo, aqui no Paraná.
NOVO BURACO
O tráfego na área central de Maringá está complicado devido reparos necessários na rede subterrânea que canaliza as águas de chuva. Desta vez é no cruzamento da Herval com a XV de Novembro e vai demorar três dias.
DESVIOS
O tráfego está desviado, complicado, mas guardas municipais estão trabalhando. Presenças elogiadas por motoristas, já que anos atrás não existia esse trabalho de auxílio e orientação que faz o trânsito fluir.
ADULTERAÇÃO
Marialva está no noticiário. Investigando a adulteração de bebidas alcoólicas com metanol e outras substâncias, a Polícia Civil de São Paulo chegou à cidade vizinha.
FLAGRANTE
Em Marialva a operação descobriu uma residência e um galpão utilizados pela quadrilha. Foram encontrados engradados com garrafas de vodca e outras bebidas de marca que seriam enchidas.
PRODUTOS
A polícia também encontrou dois contêineres com mais de 50 galões com combustíveis e lubrificantes, gasolina, querosene e óleo, um tonel de 200 litros de álcool e muitas bebidas baratas que eram envasadas em garrafas de marcas caras.
PATRIOTA
O vereador Odair Fogueteiro deverá preparar para apresentar na Câmara Municipal um projeto que visa incentivar o patriotismo. Ele determina que nas escolas locais, públicas e privadas, os hinos nacional, estadual e municipal sejam cantados pelo menos uma vez por mês.
MAIS
O anteprojeto do vereador especifica também como obrigatória a execução do Hino Nacional e do Hino a Maringá em todas as competições esportivas de nível internacional, nacional, estadual e municipal realizadas em áreas esportivas pertencentes ao Poder Público”.
EXEMPLO
Quem é daqui e vai a qualquer festa ou solenidade no Rio Grande do Sul se surpreende com o patriotismo tradicional dos gaúchos: em todas o hino do Estado é executado e cantado com o maior respeito.
NA MARRA
A polícia atendeu uma ocorrência que ainda não teve definição, se assalto ou arrocho. Cidadão de Nova Esperança reclamou que elementos o haviam assaltado, levando sua camioneta Fiat Estrada, saindo rumo a Maringá.
APREENSÃO
A polícia prendeu os quatro “assaltantes” que também ocupavam um carro Audi. Eles não tinham nenhuma arma e disseram que o que teria ocorrido seria uma cobrança de dívida. O queixoso não pagou e levaram o veículo.
DEVOLUÇÃO
A camioneta foi devolvida e a polícia apresentou os quatro ao delegado para resolver o caso. Os suspeitos possuem passagens criminais, inclusive um seria apontado como autor de homicídios na região.
AH O CELULAR!
O secretário da Semob, Luciano Brito, está perto de arrancar os cabelos. Motivo: a maioria dos acidentes estão sendo causados por pessoas distraídas, no trânsito, pelo uso do aparelho celular!
ENTREGADORES
O problema atinge também os profissionais que precisam entregar pessoas ou cargas, às vezes com pressa e com um olho do trânsito, nas placas, semáforos, pedestres… E os entregadores com moto com o celular fixo no guidão… para estes a distração às vezes é mortal.
