Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

O BOM FILHO…

A Prefeitura de Maringá informou, ontem, que o secretário de Fazenda Carlos Augusto Ferreira reassumiu o cargo. Ele ficou afastado, voluntariamente, para prestar “esclarecimentos necessários às autoridades competentes e à sociedade”.

CONFUSÃO

Carlos Augusto teve o nome divulgado em investigações da Polícia Federal, sobre um suposto envolvimento com ações delituosas. Em nota, a prefeitura destaca que “…não há qualquer impedimento legal, decisão judicial ou contestação por parte dos órgãos competentes que impeçam o seu retorno às atividades”.

APOIO

O próprio prefeito disse ontem ter convicção da inocência do secretário. As investigações continuam em andamento garantindo o direito à defesa, e a gestão municipal “…reafirma sua confiança nas instituições, no devido processo legal e na transparência dos atos públicos”.

VIOLENTO

O trânsito de Maringá continua problemático em vários pontos e violento por excesso de velocidade, opinião de muitos motoristas. Exemplo disso são capotamentos em vias urbanas, algo difícil que dificilmente ocorria.

INCÊNDIO

Ontem, por exemplo, um desses acidentes inexplicáveis tirou a vida de um conhecido médico local, Fábio Massaiti Tokunaga. Oftalmologista que tinha como hobby o automobilismo, capotou seu Honda Civic na Avenida Itororó e estava preso nas ferragens quando o carro pegou fogo.

BOM GOVERNADOR

No Rio de Janeiro o governador mantém a pressão contra a bandidagem do Comando Vermelho instalada em favelas. Anteontem transferiu chefões para prisões federais e ontem nova operação prendeu oito bandidos e apreendeu pistolas e carga de drogas.

POLÍTICO

Entre os presos está o irmão de um conhecido e influente vereador que tem se manifestado sobre os “crimes” da polícia pela operação que liquidou 121 quadrilheiros. O saldo entra para a história, mas foi a primeira ação real que coloca o CV na defensiva.

NOVIDADE

Os festejos natalinos que começam hoje na Avenida Mandacaru marcam uma nova fase. As festividades deixam de ser praticamente exclusivas da área central. O pessoal da Mandacaru colocou a mão no bolso e traz inclusive uma pista de patinação no gelo.

OLHO NO CÉU

Final de semana com instabilidade, segundo as autoridades meteorológicas. Pode cair chuva esparsa, mas também pode ocorrer tempestade. Prevenção, cuidados, não fazem mal e nem dão prejuízos.

PRODUTIVIDADE

A Câmara Municipal de Maringá está produtiva…mas não tanto como esperam os eleitores. Somente nos próximos dias deve aprovar diversas concessões de títulos de cidadania e benemerência. Vão ser homenageados um pastor, um professor e uma doutora.

HOMENAGEM

O deputado federal Ricardo Barros (Progressistas-PR) celebra um marco duplo neste sábado: 66º aniversário e 37 anos dedicados à vida pública. E a data coincide com a posse como prefeito de Maringá quando completou 29 anos de idade.

LOTAÇÃO

A festa será no Vivaro Eventos a partir das 19 horas. Justa homenagem para um político que nasce e mantém raízes na cidade, que foi ministro da Saúde e secretário de Estado, cumprindo o sétimo mandato de deputado federal, reconhecido como articulador político e de grandes obras para Maringá.

COISA FEIA

A cidade termina marcada para a categoria dos advogados. Uma profissional de Sarandi, investigada há anos, acabou presa por passar aparelhos celulares para presos durante audiências.

PREÇO

Segundo a polícia, ela fornecia celulares ilegalmente, mediante pagamento de R$ 5 mil por aparelho. A Ordem dos Advogados do Brasil, núcleo regional, acompanhou o caso que tem sete mandados de busca e apreensão e sete de buscas pessoais.

CONFIANÇA

É errado ficarmos marcados, magoados por experiências com pessoas de mau caráter. Como existem muitas pessoas sérias, responsáveis, boas, a confiança ainda não deve ser sepultada na vida em sociedade.

SIMPLICIDADE

Para quem execra vendedores de doces e balas em semáforos, uma constatação interessante. Tem muito jovem vendendo fiado! Isso mesmo! Confia produtos a motoristas que dizem estar sem verba na hora. Eu mesmo vi mais de uma vez: “Pode levar. Outro dia que o senhor passar o senhor me paga!”

ESTACIONAMENTO

Em outro ponto da cidade – não vou dizer onde para evitar os maus – conheço um estacionamento para veículos onde o dono não está presente e nem existem câmeras de segurança.

ESTRANHEZA

Muitos que não conhecem e estacionam ali, ao sair ficam procurando onde pagar, até ver uma mesinha com pote de plástico transparente na frente de um pequeno cartaz escrito à mão. Resumo: os motoristas põem dinheiro e se necessário pegam troco, ou emitem PIX. O sistema baseado em confiança nunca teve problema!

COMPARTILHE: