
LUZ NO FURICO DO TÚNEL
O combate às facções de bandidos no Brasil está dividido em duas eras: antes e depois da operação policial que prendeu mais de 80 bandidos que se renderam e liquidou 115 que revidaram com fuzis, metralhadoras, pistolas, granadas, drones com bombas e barreiras em chamas.
TREMERAM
Pela primeira vez os traficantes das favelas do Rio de Janeiro tremeram. O governador Cláudio Castro não diminuiu a pressão: diz que estão planejadas pelo menos mais 10 operações, que vai retirar as barreiras das ruas e becos e que em caso de teimarem, no dia seguinte a polícia vai atacar.
LAMBENDO FERIDAS
Até agora não houve reação dos bandidos e a aprovação pública à operação ecoa na Câmara Federal. Finalmente os deputados vão votar projeto de endurecimento legal contra as facções.
ENGROSSANDO
Os deputados de oposição insistem em classificar os faccionados como terroristas, mas os governistas são contrários. Posicionamentos à parte, o presidente da Câmara, Hugo Motta, anuncia ‘resposta mais dura da história’ do Congresso ao crime.
PENAS PESADAS
Hugo Motta garante, no mínimo, o aumento de penas para integrantes de facções, extensão que dificulta o retorno de criminosos às ruas. E a criação de bancos nacional e estaduais de dados sobre organizações criminosas, podendo identificar câmeras por onde andarem.
VINGANÇA
O desejo maior de Lula, Moraes e outros é ver Jair Messias Bolsonaro atrás das grades. E comemorar a infelicidade do capitão com muitos brindes de cachaça, charutos cubanos e champagnes importados nas festas de Natal e Ano Novo.
TIRO NO PÉ
Mas política é terreno movediço. Para muitos analistas a perseguição a um líder por razões discutíveis, injustas também por serem aplicadas por perseguidores, podem causar comoção social, gerar sentimentos de apoio.
DESIGUALDADE
Jogar Bolsonaro em um presídio como a Papuda é excesso. Lula ficou preso em sala da PF, paparicado por grupo de apoio, dando entrevistas, recebendo esquerdistas e “visitas” da mulher conhecida por Janja! Moraes nunca controlou essa agenda – até de médico – como faz com Bolsonaro.
SUCESSO
Mesmo com a chuva, cerca de 5 mil pessoas não arredaram o pé do show – que não foi caro e valeu para centavo – do rapper Gabriel Pensador em Maringá. Vieram fãs de toda a região.
CELULARES
A Polícia Civil do Rio de Janeiro ataca ladrões e receptadores de aparelhos celulares roubados em 11 estados. Para desbaratar a quadrilha, a ação iniciada ontem invadiu simultaneamente 132 endereços, inclusive no Paraná.
ESCALA
Para dar ideia da quadrilha – foram presos 700 envolvidos – possuía uma rede de “clientes” em todos os estados do País. Ministrava cursos online de como desbloquear aparelhos roubados e também reintroduzir dispositivos para dar aparência lícita aos celulares.
TEMPESTADES
Depois dos ocorridos no Rio Grande do Sul, Rio Bonito do Iguaçu e casos em nossa região, a vigilância sobre o clima virou preocupação diária. A meteorologia é seguida e discutida atualmente como as telenovelas de antanho (esta é do baú!).
CAPÍTULO
Pois bem, ontem o Simepar disparou um alerta categoria laranja, de perigo, válido até às 10 horas de hoje. Previsão de chuva volumosa, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), queda de granizo e riscos de queda de árvores, alagamentos, etc.
O GURU DE NOVO!
O nanico PRTB comemora decisão do Tribunal Regional Eleitoral paulista que derrubou a inelegibilidade de Pablo Marçal. Isso causa frisson nos pesos-pesados que se preparam para os embates da campanha presidencial de 2026.
MENINO MAU
Na campanha passada o coach outsider teve efeitos tempestuosos em candidaturas de políticos tradicionais da mais importante campanha municipal do país, a paulistana. É boquirroto, convincente, provocador e quem debate com ele, se não cair sai mancando e com ataduras.
UBER-iFOOD
Começou ontem, por Belo Horizonte, nova parceria que representa a volta da Uber ao segmento de entregas de refeições. Nesta primeira fase, usuários do iFood poderão pedir corridas da Uber diretamente pelo aplicativo.
CASAMENTO
A partir de dezembro a Uber também passará a exibir no seu app as entregas de refeição – como já fazia com o aplicativo Uber Eats até março de 2022. A parceria está expandida a todas as cidades até janeiro próximo.
CONVIDADO
Mandachuva do PSDB local, Evandro Unifamma Oliveira esteve presente, por convite especial, do prestigiadíssimo aniversário do deputado federal Ricardo Barros (PP).
ELOGIOS
Entrevistado, Evandro que vem sendo assediado por vários partidos, teceu considerações elogiosas sobre Ricardo que tem o comando do PP no Paraná. Disse que era uma honra estar presente a homenagem tão merecida de um líder local de carreira vencedora que eleva positivamente o nome de Maringá na política do Paraná e do Brasil.
