Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

APAGÃO

No dia de ontem usuários de internet em todo o mundo sofreram “instabilidades” por falha interna na Cloudflare. A empresa responsável por parte da infraestrutura da web mundial, fez com que sites, aplicativos e serviços digitais de diferentes países ficassem inacessíveis.

OPERAÇÃO

A falha que resultou no apagão tecnológico foi explicada como momentânea inoperância da empresa em proteger e distribuir o tráfego entre usuários e servidores de milhões de sites. Houve uma degradação interna de serviços e isso degradou os serviços.

CALDEIRÃO

Em Curitiba houve um jantar com representantes de uma salada de siglas políticas. Cada um procurando descobrir os planos do outro, mas no fundo todos preocupados com um “inimigo” comum, o senador Sérgio Moro.

NO TOPO

Ocorre que o maringaense lidera todas as pesquisas de prospecção eleitoral para governador. O que os demais tentam é formatar um grupo, pelo menos em um possível segundo turno.

CACIQUES

À mesa estavam Requião Filho, Rafael Greca, Alexandre Curi, Ricardo Barros, Pedro Lupion, Marcelo Almeida e Guilherme Cunha Pereira. E para opiniões abalizadas, Murilo Hidalgo, dono da Paraná Pesquisas, com informações baseadas em pesquisas de opinião pública.

NÃO MATE

É um contrassenso as pessoas perseguirem as pacíficas lagartixas que surgem em suas residências. Elas não merecem as vassouras, bem pelo contrário deveriam ser vistas como bichos úteis.

COMBATE

Existem lagartixas somente onde existem insetos que comem. Elas não transmitem qualquer mal e fazem um controle natural das moscas, aranhas, pernilongos, baratas, carrapatos. Os que elas combatem são nocivos, elas não.

HOMENAGEM

A Câmara de Paiçandu aprovou título de Cidadão Honorário para o secretário das Cidades, Guto Silva. Guto nasceu em Maringá – o pai era jogador do Grêmio campeão paranaense de 1977.

SUCESSOR

Guto é tido por alguns como nome para suceder o governador Ratinho Júnior. Duvido. Ratinho deverá ungir o presidente da Assembleia Alexandre Curi.

DIANTEIRA

A propósito, Curi está muito à frente, em plena campanha. Os paranaenses ouvem esse nome todos os dias, colado no governador. Guto tem quilate para disputar cadeira no Senado, se caminhar ao lado do presidente da Assembleia.

PESO PESADO

Enquanto a claque cavalga o cavalo do governo, por fora correm nomes fortes. Depois de Sérgio Moro, surge outro forte concorrente. Já com uma mão na cadeira de senador – serão duas cadeiras para o Paraná – ressurge o ex-senador e ex-governador Álvaro Dias.

CARREIRISTA

Político a vida inteira desde 1968, Álvaro é ave que retorna ao ninho antigo que o acolheu e lançou na política, o MDB velho de guerra. Na carreira Dias já derivou pelo PMDB, PSD, PSDB, PST, PP, PPB, PDT, PV e Podemos.

DE LEVE

Com o partido “por baixo”, colunistas registraram que o MDB o recebeu de forma festiva, mas modestamente. Em torno de uma grande mesa com o serviço restrito a salgadinhos e “refris”. E foi a maior reunião do partido nos últimos anos.

EX EM QUANTIDADE

Receberam Álvaro uma carrada de ex, protagonistas de outros governos e campanhas: o ex-governador Orlando Pessuti, ex-deputado Ricardo Maia, ex-presidente da sigla Renato Adur.

OUTROS

Tesoureiro do partido Anibelli Neto, ex-governador Orlando Pessuti, deputado estadual Tercílio Turini, ex-prefeita de Colombo Bete Pavin, ex-deputado Ademir Bier, ex-vereadora Noemia Rocha e outros.

COMPARTILHE: