
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a biofarmacêutica chinesa Sinovac iniciaram ontem, 25, os trabalhos para a produção de vacinas contra raiva humana e varicela, em parceria com a multinacional brasileira Eurofarma, em Maringá. O projeto ocorre após a assinatura, na segunda-feira (24), do contrato com o Ministério da Saúde para fornecimento de vacinas ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).
A iniciativa visa fortalecer o sistema público de saúde brasileiro e tornar o Tecpar o único laboratório público fornecedor dessas vacinas no país. Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, a parceria coloca o Paraná entre os principais produtores de vacinas para a saúde humana no Brasil. “Hoje é o início de uma grande parceria de sucesso, que reafirma o papel do Tecpar como laboratório público oficial e estratégico”, afirmou.
O Parque Tecnológico Industrial da Saúde, em construção em Maringá, já atingiu 50% de execução das obras, com previsão de conclusão até 2026. Será nesse complexo que ocorrerá a fabricação das vacinas contempladas na PDP, consolidando a Cidade como polo estratégico na produção de imunizantes para o SUS.
O programa PDP permite a transferência de tecnologia de laboratórios privados para públicos, com o Ministério da Saúde atuando como regulador e comprador, enquanto os laboratórios públicos recebem a tecnologia para internalizar a produção. O processo é feito em etapas, incluindo desenvolvimento, transferência tecnológica, absorção e capacitação produtiva, com prazo máximo de dez anos para a conclusão da internalização.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a PDP permite reduzir a dependência de fornecedores externos e garante maior soberania e acesso a medicamentos e vacinas para a população. Para Marafon, o projeto também vai impulsionar o desenvolvimento tecnológico, científico e econômico da região.
Da Redação
Foto – Hedeson Alves
