Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

ACABOU

O Contran aprovou ontem, a resolução queacaba com a exigência de aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A novidade valerá a partir dos próximos dias quando publicada no Diário Oficial da União.

POLITICAGEM

O Conselho faz a vontade política do presidente Lula que critica os altos valores cobrados pelas autoescolas. Objetivo do fim da exigência de aulas: abrir o acesso à CNH para toda a sociedade brasileira.

CARAS

Hoje os valores cobrados para conseguir uma CNH chegam em média a R$ 3 mil. Valor incompatível para milhares de pessoas que querem apenas comprar uma “motinha” usada para utilizar no dia a dia, fazer entregas ou transportar pessoas.

DETALHES

As novas regras mantêm a necessidade de realizar provas teóricas e práticas. O exame toxicológico também seguirá obrigatório para motoristas das categorias profissionais de veículos pesados.

INABILITADOS

Um terço dos condutores brasileiros de veículos motorizados não têm CNH. Segundo pesquisa do Ministério dos Transportes que levantou esse percentual surpreendente, também informou que metade deles reclamou que não tem dinheiro para conseguir a CNH.

AJUDA

Internado no Hospital Universitário, o maringaense José Luiz Pugliesi Teixeira precisa de doação de sangue. A família solicita o socorro de amigos, conhecidos e doadores.

NATALINA

Começaram ontem as festividades do Natal maringaense que firmou tradição como um dos mais bonitos e atrativos do Paraná. Por enquanto a festa está na Vila Gastronômica e barracas de artífices ao longo de toda a Avenida Getúlio Vargas.

VELHINHO

No sábado haverá a chegada do Papai Noel na praça da Catedral, de frente para a Câmara Municipal. No domingo serão acesas as luzes do Parque do Japão. Neste ano a decoração e programação acontecerão também nos distritos de Iguatemi e Floriano.

REPERCUSSÃO

Repercute por todo o Brasil, mais por conta das cenas filmadas, a morte do jovem Gerson de Melo Machado, de 19 anos, que invadiu o recinto de uma leoa no jardim zoológico de João Pessoa (PB).

TRANSTORNOS

Conhecido como “Vaqueirinho”, com várias passagens policiais, o jovem teve vida de extrema pobreza e transtornos mentais. Segundo uma conselheira tutelar que o assistiu, quando pequeno ele manifestava o desejo de “ir para a África domar leões”.

SEM FALHAS

Segundo especialistas, de forma alguma a morte do jovem teve origem em alguma falha de segurança das instalações do zoo. Ele penetrou em um recinto protegido onde estava o animal, estrutura 2 metros mais alta que o necessário para conter a leoa.

INVASÃO

A leoa, chamada Leona, tem 18 anos de idade, nasceu no local onde está e pesa 130 quilos. Nunca teve comportamento agressivo com os tratadores e após o fato, mesmo estressada obedeceu às ordens para ser recolhida. Ela não será sacrificada.

EXCESSO

Desandou para depredação em Maringá a comemoração da conquista da Libertadores pelo Flamengo. Alguns torcedores exaltados, possivelmente por uso de álcool ou drogas, comemoraram depredando um ônibus (?).

SELVAGENS

Vários torcedores subiram no coletivo, outros arrancaram bancos e quebraram vidros. As impensadas atitudes de vandalismo vão custar caro para o cofre da prefeitura. A Polícia Civil está a campo, investigando. Há imagens gravadas.

AVANÇO

Enquanto aqui houve essa manifestação bruta, contrária em Curitiba desfila pela cidade, em fase de testes o super avançado e super moderno Bonde Digital Urbano (BUD), um veículo 100% elétrico e sem trilhos guiado por tecnologia de indução magnética.

QUASE LÁ

Esse é o novo projeto para o transporte coletivo curitibano caracterizado há muito por ser exemplo para o Brasil. Começou em novembro de 2025, está em fase de testes de 15 meses e irá conectar os terminais de Pinhais e São Roque (Piraquara).

EFICIÊNCIA

No projeto de transporte coletivo urbano da nossa capital, cada ônibus tem capacidade para transportar com todo conforto até 280 passageiros. O custo de implantação é até 3 vezes menor que um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e promete mais sustentabilidade e eficiência. 

COMPARTILHE: