
A Prefeitura de Maringá lançou editais para seleção de projetos culturais que receberão apoio financeiro, com foco na música e em outras manifestações artísticas. Os projetos selecionados serão apresentados na Festa da Canção, no Mês da Música e na Semana da Cultura do ano que vem.
Neste ano, a Festa da Canção ocorreu entre os dias 4 e 13 de abril, com entrada gratuita, participação de 100 artesãos e 11 instituições beneficentes, consolidando o evento como importante espaço de difusão cultural.
As inscrições para os editais são realizadas exclusivamente online, até o dia 29 de dezembro de 2025, por meio da Plataforma Maringá Cultura. O edital completo está disponível no portal da Prefeitura.
O objetivo da iniciativa é estimular a produção artística local, oferecendo suporte financeiro a artistas, bandas, grupos e produtores culturais, fortalecendo a diversidade e a difusão da cultura em Maringá.
Em setembro, a Secretaria de Cultura realizou consulta pública para o edital da Semana da Cultura 2026, com o intuito de coletar análises, sugestões e apontamentos da classe artístico-cultural e da comunidade maringaense. Com investimento de R$ 34,7 mil, o edital vai contemplar nove projetos e irá abranger propostas nas áreas de literatura, música, teatro, culturas populares, artes visuais, patrimônio, culturas urbanas, dança e audiovisual.
“A consulta pública é um passo fundamental para garantirmos que a Semana da Cultura 2026 seja construída de forma colaborativa. Este edital tem como objetivo incentivar e dar visibilidade às diversas manifestações culturais dos artistas maringaenses”, destacou o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.
Alexia Alves
Foto – Reprodução
