Início Maringá Cidade terá 11 feriados e seis pontos facultativos em 2026

Cidade terá 11 feriados e seis pontos facultativos em 2026

A Prefeitura de Maringá divulgou o calendário de feriados e pontos facultativos para o ano de 2026 por meio do Diário Oficial do Município Nº 4.731, publicado na última quarta-feira. De acordo com o decreto, que já entrou em vigor, as datas devem ser observadas por todos os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, sem prejuízo à manutenção dos serviços considerados essenciais.

No próximo ano, Maringá terá 11 feriados facultativos, além dos feriados nacionais e municipais. Entre as datas tradicionais estão o Carnaval, Corpus Christi e o aniversário da cidade. O calendário começa em 1º de janeiro, com o feriado nacional da Confraternização Universal, seguido de ponto facultativo no dia 2.

O carnaval será comemorado nos dias 16 e 17 de fevereiro, com ponto facultativo, e a Quarta-feira de Cinzas, em 18 de fevereiro, terá ponto facultativo até as 13 horas. O feriado nacional da Paixão de Cristo será em 3 de abril, enquanto 20 de abril será ponto facultativo. O dia de Tiradentes, 21 de abril, e o Dia do Trabalho, 1º de maio, são feriados nacionais.

O aniversário de Maringá será comemorado em 10 de maio, sendo feriado municipal. Corpus Christi, em 4 de junho, também é feriado municipal, e o dia seguinte, 5 de junho, será ponto facultativo. A padroeira de Maringá, Nossa Senhora da Glória, será celebrada em 15 de agosto, também com feriado municipal. Entre os feriados nacionais estão o Dia da Independência, em 7 de setembro, Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, em 12 de outubro, Finados em 2 de novembro, Proclamação da República em 15 de novembro e o Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi, em 20 de novembro.

O dia 13 de outubro terá ponto facultativo em antecipação ao Dia do Servidor Público, e os pontos facultativos de fim de ano serão nos dias 24 e 31 de dezembro, sendo o Natal, em 25 de dezembro, feriado nacional. O decreto enfatiza que, mesmo nos dias de ponto facultativo, os serviços essenciais, como saúde e segurança, devem ser mantidos normalmente, garantindo atendimento à população.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: