Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

POLITICANDO

Comentarista da Jovem Pan local, pelo visto Regeane Guzzoni vai enveredar na política. No final de semana teve ficha de filiação ao União Brasil abonada pelo senador Sérgio Moro e pela candidata ao Senado Cristina Graeml.

PREPARADA

Oriunda do sul do Estado, veterinária de profissão, Regeane gosta de comentar e de participar da política local e regional. Não declarou, mas se oferecerem para disputar cadeira na Assembleia ou na Câmara Municipal tenho certeza que aceitará.

ZEROS

Em encontro de líderes rurais, o deputado federal Stephanes Junior (PSD) externou a opinião da maioria dos paranaenses sobre os senadores Oriovisto Guimarães (PSD) e Flavio Arns (PSB): “O Estado não pode contar com esse tipo de gente”.

FORA!

Stephanes foi aplaudido pela plateia de 5 mil produtores. Contestados, ausentes, Oriovisto e Arns não têm qualquer chance de reeleição em 2026. Ocupam as cadeiras apenas para ter direito a receber pelo resto da vida os polpudos vencimentos de senador.

CACHORRO

Três pessoas foram atacadas por um Pitbull, domingo à tarde no Conjunto Requião. Duas delas, menina e mãe, ao evitar o ataque do animal contra um bebê de 2 anos. Diferente do que ocorre em outros casos semelhantes, sofreram ferimentos leves.

DOIS PESOS…

As denúncias e evidências contra parentes do atual governante não valem. Só contra o anterior! A Advocacia-Geral da União (AGU) não aceitou denúncias contra Frei Chico (irmão do presidente Lula), vice-presidente de sindicato envolvido nos desvios e fraudes do INSS.

DUAS MEDIDAS

O presidente do STF, Edson Fachin, não aceitou denúncia do deputado Evair de Mello (PP-ES) contra o filho de Lula, Fábio Luís, o Lulinha. Envolvido com o Careca do INSS, Lulinha vive no primeiro mundo, em Madri (Espanha).

ALTERNATIVO

O deputado estadual Renato Freitas (PT) parece massa de pão: quanto mais batem, mais ele cresce. Criticado, encrenqueiro, se elegeu vereador e quando achavam que cairia devido ao episódio de invasão de uma igreja, ele foi eleito deputado estadual.

MAIS

Agora envolvido na filmada briga com um funcionário de estacionamento e também por entrevista onde assumiu uso de maconha então, vai ganhar os votos da turma do fumacê de todo o Estado. Fama ele já tinha, e muita, atestam os 57.880 votos recebidos.

DISPUTA

Mesmo na mira da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, Freitas está sendo assediado pelo PCdoB e pelo PSOL. Acenam com vaga para disputar a Câmara Federal, em 2028 concorrer à prefeitura de Curitiba e na sequência para o governo ou Senado.

DEFENSOR

Quando era vereador Freitas foi acusado por nobres pares de comparecer “chapado” a sessões legislativas. Não deu em nada. Agora, em entrevista à revista Breeza – cinco dias antes da briga filmada – defendeu protagonismo de detentos para cultivar maconha.

IMIGRANTES

Quando os benefícios proporcionados por acolhidos de outras nacionalidades são menores que os problemas que causam é hora de fechar as portas do país. Essa é a conclusão dos ministros de 27 países-membros da União Europeia que reuniram ontem.

MODELO

Na reunião em Bruxelas eles formataram um pacote migratório que deverá entrar em vigor já em 2026. A primeira medida: criar “centros de retorno” onde imigrantes ilegais ficarão retidos – igual o que já ocorre nos EUA.  

INTOLERÂNCIA

Os ministros decidiram também pela abertura de centros fora das fronteiras europeias. Serão destinos “seguros” para imigrantes cujos pedidos de asilo forem rejeitados e que não possam voltar aos países de origem.  

LIMITE

O início dos estornos já em 2026, prazo muito próximo, indica que os países europeus consideram que o problema da “invasão” de imigrantes precisa ser resolvido com urgência. As limitações e ações dos Estados Unidos estão mudando o foco de milhares de imigrantes para a Europa.

CIÊNCIA

Por ser de um país que não gera destaques científicos, o pesquisador de Curitiba Luciano Moreira merece uma “saraivada” de palmas. Acaba sendo reconhecido como uma das dez pessoas que moldaram a Ciência em 2025, segundo a revista Nature.

WOLBACHIA

A seletiva lista é divulgada uma vez por ano. Moreira é destacado por um trabalho de laboratório ao longo de 17 anos quando descobriu como criar uma versão do mosquito transmissor da dengue, o Aedes, “turbinada” com uma bactéria chamada Wolbachia.

SOLUÇÁO

Graças a essa inclusão o vírus da doença não consegue se proliferar no mosquito e ele se torna inofensivo para nós. Melhor ainda, as “mosquitas” passam a Wolbachia para suas proles. A dengue matou 1.700 brasileiros este ano e em 16 municípios onde o experimento ocorreu, a dengue reduz até 89%.

FINALIZA

Com essa solução em que os mosquitos passam para outros a bactéria que impossibilita a transmissão do vírus, mais a vacina criada este ano, dose única que protege contra o mal, duas soluções brasileiras! Xô dengue!

COMPARTILHE: