Início Destaques do Dia Prefeitura de Maringá perde Selo Diamante de Transparência

Prefeitura de Maringá perde Selo Diamante de Transparência

A nova edição do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), mostra que a Prefeitura de Maringá deixou de integrar a categoria de excelência e caiu do Selo Diamante para o Selo Ouro. A nota do município passou de 98,41 pontos em 2024 para 94,45 em 2025, uma queda de 3,96 pontos que rebaixou a administração para um nível inferior de classificação e com isso perdeu 20 posições. Na edição de 2025, Maringá aparece na 50ª posição, com o selo Ouro. Em 2024, Maringá era a 30ª cidade mais transparente do Paraná.

O ITP é um dos principais parâmetros usados pelo TCE-PR na análise das contas dos gestores e no planejamento de ações de fiscalização. O índice avalia não só a publicação de dados, mas a qualidade, clareza, acessibilidade e utilidade das informações disponíveis aos cidadãos.

O Tribunal destaca que a transparência é peça-chave para a boa governança, por favorecer o combate à corrupção, ampliar o controle social e fortalecer a participação democrática. Quanto mais completos e compreensíveis os dados, maior a capacidade da população de fiscalizar gastos, acompanhar políticas públicas e cobrar resultados.

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura, em nota, informa que os apontamentos da avaliação do Índice de Transparência Pública, realizada pela Atricon, estão relacionados à forma de apresentação, organização e funcionalidade de algumas informações no Portal da Transparência, e não à inexistência dos dados. “Todos os itens apontados na avaliação de 2025 constavam como plenamente atendidos em 2024, o que reforça que as observações atuais estão relacionadas, principalmente, à visualização das informações. Isso se deve ao fato de que, desde o ano passado, com a contratação dos sistemas pela gestão anterior, a Prefeitura, em conjunto com a Elotech, vinha se preparando para a migração ao sistema OXY, em um processo que envolveu vários meses de planejamento, testes e adequações, culminando na migração definitiva realizada em agosto de 2025. O município também ressalta que a coleta dos dados foi realizada durante a integração e atualização do novo sistema OXY. Em função disso, a visualização de alguns dados está sendo feita de forma diferente e estes ajustes estão sendo tratados pelas equipes técnicas da Prefeitura e informados para a Atricon, que faz o ranqueamento dos municípios”.
O documento ainda ressalta que a variação de classificação deste ciclo, que atingiu municípios anteriormente avaliados com Selo Diamante e que passaram ao Selo Ouro, como Maringá, Londrina, Umuarama e Sarandi, reflete a natureza técnica e interpretativa do processo avaliativo, no qual critérios considerados atendidos em 2024 receberam entendimento distinto em 2025, evidenciando a dinâmica própria das avaliações da ATRICON, sem prejuízo do compromisso permanente com a melhoria contínua das informações públicas.

CÂMARA

Já a Câmara Municipal conquistou novamente o Selo Diamante, a nota mais alta do ranking, ao atingir 95,04 pontos. O desempenho coloca o órgão entre os mais transparentes do Estado e consolida um processo de modernização interna baseado na ampliação do acesso às informações e na organização do portal institucional.

A presidente da Casa, vereadora Majô, destacou que o Selo Diamante reforça que a Câmara de Maringá está entre as instituições públicas mais preparadas para enfrentar os desafios da gestão moderna, garantindo segurança, clareza e confiança nas informações disponibilizadas ao público.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: