
A Avenida Herval registrou aumento de 40% nos acidentes de trânsito entre janeiro e novembro de 2025, segundo dados do Detran-PR. Foram contabilizados 162 acidentes no período, contra 116 no ano anterior. No cruzamento com a Avenida Brasil, especificamente, ocorreram 12 registros de acidentes.
No total, Maringá registrou 7.519 acidentes de trânsito entre janeiro e novembro deste ano, uma alta de 5% em relação ao mesmo período de 2024. O secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito, afirmou que as fiscalizações serão intensificadas, principalmente durante o período de compras, quando o fluxo de veículos aumenta significativamente.
Para combater acidentes e aumentar a segurança no entorno de escolas, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira, o Projeto de Lei nº 17.750/2025, de autoria do vereador Diogo Altamir. A proposta institui a Política Municipal “Zona Escolar Segura” em instituições de ensino públicas do município.
Entre as medidas previstas estão a redução da velocidade máxima para até 30 km/h nos horários de entrada e saída dos alunos, implantação de sinalização vertical e horizontal padronizada, instalação de dispositivos de moderação de tráfego, como lombadas e travessias elevadas, melhoria da iluminação pública e criação de faixas de pedestres seguras.
O projeto também prevê estudos para adoção de sentido único em vias do entorno escolar, criação de áreas exclusivas para embarque e desembarque de estudantes e realocação de pontos de ônibus para locais mais seguros.
Além disso, estabelece ações voltadas à fiscalização, com patrulhamento integrado entre agentes de trânsito, guarda municipal, comunidade escolar e educadores, além de campanhas educativas permanentes sobre comportamento seguro no trânsito.
A proposta prioriza a circulação de pedestres em relação aos veículos e autoriza o Poder Executivo a regulamentar a lei, integrando-a aos planos de mobilidade urbana do município.
Alexia Alves
Foto – Reprodução
