
NA PARADA
O que parecia um sonho distante começa a se concretizar para o governador Ratinho Júnior. Conforme atestam as pesquisas de opinião pública, ele já se tornou um nome forte para a disputa da Presidência da República.
CLUBE
Ratinho está no clube dos quatro candidatos mais citados, posicionado ao lado de figurões do andar de cima da política brasileira. Ao lado de Lula, Tarcísio e Flávio Bolsonaro.
PROJEÇÃO
Nas pesquisas para a Presidência ele supera inclusive figuras tradicionais como os governadores Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás) e de outros Estados. Resumo da ópera: se não for cabeça, é ótima opção para vice.
SURPRESA
Na última pesquisa, atual, da Quaest, cenário de primeiro turno, os pesquisados colocam Lula em primeiro e Ratinho em segundo. Se bem que com apenas 13% da preferência, mas à frente do governador paulista Tarcísio, com 10%.
SEGURO?
Dizem que o “veículo” mais seguro que o avião e o automóvel é o elevador. É mesmo, mas às vezes falha. Ontem, por exemplo, no centro de Maringá, uma dessas caixas despencou.
FERIMENTO
Os bombeiros que atenderam a ocorrência não especificaram o prédio onde a queda ocorreu. É da esquina das avenidas Duque de Caxias e Horácio Raccanello.
VÍTIMA
Segundo informações, por sorte o elevador não estava lotado. Havia apenas um “passageiro”, homem. Sofreu fratura de fêmur e foi levado para hospital.
SUGESTÃO
Do presidente do PSDB local, Evandro Unifamma Oliveira, uma boa ideia para os vereadores e prefeitos da região estenderem benefícios para suas populações: implantar Wi-Fi livre nos principais pontos de suas cidades.
BARATO
Segundo ele, custa barato e beneficia muita gente. Em Paranavaí essa proposta já virou projeto de lei. Vai disponibilizar esse sinal de internet, gratuitamente, em terminais de ônibus, praças e pontos turísticos.
NATAL
Devido às chuvas dos últimos dias, interrompendo a visita do público, a programação natalina de Maringá teve vários adiamentos. Mas o sol voltou ontem e com ele a confirmação das cantatas diárias no edifício Centro Comercial.
VALE A PENA
Duas novas datas dessas exibições foram marcadas: uma é hoje, a partir de 20 horas, com o coral da escola Diderot. Outra na próxima segunda-feira, com o Coral Infanto Juvenil Pequenos Anjos, fechando a programação.
REFORÇO
A Câmara Municipal aprova a contratação de mais 90 novos guardas civis em Maringá. Com efetivo de 390 integrantes, a GCM deverá se transformar na principal força policial. Será ótimo, pois a Guarda realiza bom trabalho.
RECLAMÃO
O presidente Lula e suas análises para enrolar o eleitor, afirma que a polarização política no Brasil atrapalha a avaliação do governo em pesquisas de opinião. Mas que mesmo assim, consegue “terminar o ano em uma situação amplamente favorável”.”
POLOS
Disse também que “embora isso não apareça com a força que deveria aparecer nas pesquisas. Não aparece devido a polarização no país, como se fosse Corinthians e Palmeiras, Grêmio e Internacional, Flamengo e Vasco”.
POSICIONAMENTOS
Lula também afirmou que em 2026 “as pessoas terão a oportunidade de escolherem que tipo de país eles vão querer”. Mas também analisou: “Você tem hoje uma realidade em que ninguém muda de posição”.
PROTESTO
Pelo menos três escritores de esquerda recusaram participar do festival cultural Hay, de Cartagena, na Colômbia. Motivo: a presença da venezuelana María Corina Machado, Prêmio Nobel da Paz, inimiga do ditador Nicolás Maduro da Venezuela.
IMPERIALISMO
A escritora colombiana Laura Restrepo traduziu o sentimento dos desistentes: “Corina é uma apoiadora ativa da intervenção militar dos Estados Unidos na América Latina. A intervenção imperialista não é algo a ser debatido, mas rejeitado de forma categórica”.
SEM PETRÓLEO
Os EUA continuam apertando o cerco militar e econômico contra a Venezuela. A última decisão, depois de piratear um navio petroleiro, é impedir a saída desses barcos gigantes das águas venezuelanas.
DISPUTA
Por trás do discurso de combate à ditadura e tráfico de drogas os dois países disputam o comércio petrolífero. A Venezuela detém 17% das reservas conhecidas de petróleo, mais de 300 bilhões de barris, volume 4 vezes maior que as reservas dos norte-americanos.
FÉRIAS
O restaurante da UEM atenderá normalmente até amanhã e depois entrará em recesso. A partir de 16 de fevereiro servirá apenas almoço, mas as três refeições por dia somente a partir de 9 de março, quando recomeçam as aulas.
