Início Maringá Serviço de Atenção Domiciliar ultrapassa 19 mil atendimentos

Serviço de Atenção Domiciliar ultrapassa 19 mil atendimentos

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria de Saúde realizou mais de 19 mil atendimentos domiciliares ao longo de 2025. O trabalho possibilitou a desospitalização de mais de 5 mil pacientes, que passaram a receber acompanhamento contínuo em casa, com segurança e qualidade. O número expressivo de atendimentos está relacionado ao modelo adotado pelo serviço, que prevê múltiplas visitas por paciente durante todo o período de acompanhamento.

Além dos atendimentos de baixa e média complexidade, o SAD avançou em 2025 para a assistência de casos de alta complexidade. Três pacientes dependentes de ventilação mecânica foram desospitalizados com segurança neste ano, entre eles duas crianças com diagnósticos graves, como lesão medular, síndrome de Rasmussen e acondrogênese tipo II. Atualmente, 12 pacientes recebem esse tipo de acompanhamento especializado no ambiente domiciliar.

Em alguns casos, o vínculo com o serviço é de longa duração. Há pacientes acompanhados por meses ou até anos, incluindo pessoas atendidas desde a implantação do programa, em 2020. A proposta é garantir continuidade do cuidado, reduzir internações prolongadas e proporcionar mais conforto aos pacientes e familiares.

Para o secretário de Saúde, Antônio Carlo Nardi, a atenção domiciliar é uma estratégia essencial para fortalecer o sistema público de saúde. “A atenção domiciliar é uma alternativa segura e humanizada, que contribui diretamente para a qualificação do cuidado e para a redução de internações hospitalares. O serviço consolida-se como uma das principais estratégias do município na área da saúde”.

A equipe do SAD é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, psicóloga, odontólogo e técnico de higiene bucal, garantindo um cuidado integral e interdisciplinar.

Em 2025, o serviço passou por uma ampliação significativa, com a incorporação de médico infectologista, novos enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de odontólogo, técnico de higiene bucal e psicóloga. Também houve ampliação da frota de veículos, fortalecendo a capacidade de atendimento e a agilidade das equipes.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: