
INTEMPÉRIE
O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou alerta laranja, de perigo de tempestade para 135 cidades do Paraná, entre elas Maringá. Ontem a previsão era ventos de até 100 km/h e volumes elevados de chuva.
O INMET previu chuvas com granizo, possibilidade de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos a plantações, quedas de árvores e alagamentos em áreas urbanas e rurais. Em Maringá, o cuidado básico é não estacionar sob árvores públicas.
A Canção, marca de aves, peixes e produtos congelados da GTF, renovou o patrocínio com o Maringá Futebol Clube, garantindo parceria até 31 de dezembro de 2026. A GTF já apoia o Santos FC no âmbito nacional.
ALIMENTAÇÃO
O patrocínio inclui fornecimento de proteínas para a alimentação para a equipe. Em 2026 o Maringá FC irá longe: disputará o Paranaense, a Série C do Brasileiro e a Copa do Brasil levando o nome da Cidade Canção e da Canção Alimentos.
FALCATRUAS
A Receita Federal negou ontem, a existência de qualquer taxação sobre transações financeiras a partir de R$ 5 mil. Fez eco a esclarecimento do Ministério da Fazenda após a circulação de informações falsas nas redes sociais.
PENALIDADES
Segundo a Receita, mensagens enganosas pregam que o governo passaria a cobrar tributos sobre movimentações financeiras. Dizem mais: que haveria multas elevadas para quem deixasse de recolher o suposto imposto.
DESMENTIDO
Nota oficial desmente os boatos: “As fakes news que estão circulando inventaram, desta vez, uma multa de 150% para quem não pagar o falso tributo”. A verdade: não existe qualquer previsão legal para esse tipo de cobrança. Não existe essa tributação.
NA PRAINHA
Em Porto Rico um casal de traficantes espertinhos invadiu uma casa e a transformou em mercadinho de drogas. A vizinhança notou, denunciou e foram presos mesmo depois de, espertamente, tentarem se passar por usuários.
PERIGO
Com o calor cozinhando o cérebro de quem sai ao sol, em Porto Rico, PMs foram chamados para salvar uma mulher que rodava Rio Paraná abaixo, a 70 metros da margem. Foi salva por um soldado que mesmo sem treinamento, pulou na água.
PERIGO
São muitas as pessoas que desconhecem quão perigoso é o Paranazão. A correnteza é forte e as pessoas são arrastadas quando chegam às margens submersas, invisíveis, das chamadas prainhas.
DIFERENÇAS
Ao contrário do que acontece no mar, na água do rio um corpo tem menor sustentação e não adianta tentar nadar contra a correnteza. É aconselhável que as pessoas se banhem apenas em locais cercados e com a presença de salva-vidas.
COMPLICADORES
Boia não é segurança para quem não sabe nadar: significa maior exposição ao perigo e quando escapa se distancia. Nunca tente pular na água para salvar quem está se afogando; há mais chance de você também se afogar, que de salvar a outra pessoa; tente arremessar uma corda ou coisa para que ela agarre e boie.
EXTRAORDINÁRIAS
As câmaras municipais de Marialva e Sarandi tinham sessões quentes – e não era pelo calor – no final da tarde de ontem. Em Marialva, discussão de projeto do Executivo para contrair empréstimo para realizar obras estruturantes.
ÁGUA QUENTE
Em Sarandi, a discussão foi sobre aumentar 15% nas tarifas de água e esgoto. O prefeito alega necessidade de uma recomposição justa e necessária para manter os serviços. A oposição e parte da população não concordam com essa tese.
COMPARATIVO
Outra alegação, pertinente, da prefeitura: mesmo com o aumento os sarandienses pagarão valores menos que os praticados nas cidades onde os serviços são prestados pela Sanepar. Teriam feito uma pesquisa sobre o nível de satisfação dos clientes dessa empresa?
ANO NOVO…
Com o fim dos antigos contratos, desde 28 de novembro de 2021 os paranaenses não pagam pedágio. Passou, voltará a ser cobrado a partir do primeiro trimestre do ano que está à nossa porta. A “premiada” é a região de Umuarama.
OFICIALIZAÇÃO
O cronograma oficial marca assinatura dos contratos com as concessionárias em fevereiro. As empresas terão até 30 dias para assumir as rodovias e iniciar as cobranças de tarifas.
MÁ NOVIDADE
Interessante é que o principal trecho inicial de cobrança será na PR-323, entre Maringá e Guaíra. Um trecho de 302 quilômetros onde nunca foi cobrado tarifa. Ele terá quatro praças de pedágio.
MELHORIAS
Acontecerão também benefícios. Em Paiçandu, por exemplo, a rodovia ganhará passarela para pedestres no km 154, ciclovia entre os km 150 e 153; Dr. Camargo ganhará via marginal entre os km 174 e 175, etc.
