
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Maringá realiza neste sábado, dia 17, às 18h30, uma ação de conscientização contra a violência contra a mulher no Estádio Regional Willie Davids, durante a abertura da partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense.
Antes do início do jogo, um grupo de advogadas e advogados entrará em campo com uma faixa para chamar a atenção do público, majoritariamente masculino, sobre a urgência do enfrentamento à violência de gênero, que registra aumento de até 25% em dias de jogos.
A iniciativa faz parte do projeto “Elas no Jogo”, desenvolvido pela OAB Paraná em parceria com todas as subseções do Estado. O objetivo é levar a mensagem de combate à violência contra a mulher para espaços de grande circulação, como eventos esportivos, onde o diálogo sobre o tema ainda precisa ser ampliado.
Segundo a diretora de Comissões da OAB Maringá, Juliana Van Linschoten, que integra o grupo responsável pela ação, o esporte é um importante aliado na mobilização social. “Queremos usar a força do esporte para alcançar mais pessoas e reforçar que a violência contra a mulher é um problema de toda a sociedade”, afirma. Os números relacionados à violência de gênero reforçam a relevância da iniciativa. Em 2024, 1.459 mulheres foram vítimas de violência doméstica no país, conforme dados oficiais dos sistemas de segurança. Em média, quatro mulheres por dia procuram ajuda após sofrer agressões físicas, psicológicas ou ameaças. No Paraná, foram registrados mais de 60 mil pedidos de medidas protetivas em 2025, enquanto, em nível nacional, o número ultrapassou 600 mil solicitações no mesmo período.
Da Redação
Foto: Reprodução
