
Com o retorno das aulas marcado para o dia 5 de fevereiro, a Secretaria de Educação intensificou as ações de melhoria na infraestrutura das unidades escolares da rede municipal. As intervenções abrangem 117 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e têm como objetivo garantir ambientes mais seguros, acolhedores e adequados para estudantes e profissionais da educação no início do ano letivo.
Equipes contratadas estão executando uma série de serviços, como pintura, substituição de forros e toldos, troca de pisos, roçada e outras manutenções essenciais. Nesta primeira etapa, apenas com os serviços de pintura, o município investe mais de R$ 2,2 milhões. O valor deverá ser ampliado com a inclusão de novas unidades no cronograma de melhorias.
Atualmente, os trabalhos de pintura estão em andamento em 14 unidades escolares e já foram concluídos em outras três. Outro eixo importante das ações é a manutenção e substituição de forros, que ocorre em 20 unidades, enquanto outras 20 aguardam o início dos serviços. A troca de pisos avança em 15 unidades escolares, com previsão de atendimento a mais 10 nos próximos meses.
Além disso, a Prefeitura está finalizando a contratação de uma empresa responsável pela retirada, instalação e substituição de telhados, bem como pela manutenção de calhas e rufos, ampliando o alcance das melhorias estruturais.
De acordo com a secretária de Educação, Adriana Palmieri, os trabalhos são realizados de forma planejada e contínua ao longo de todo o ano, mas o período de recesso escolar é estratégico para a execução de intervenções de maior porte. “Aproveitamos o recesso para realizar serviços maiores e não impactar a comunidade escolar”, explicou.
A secretária destacou ainda a importância dos investimentos para a qualidade do ensino. “Esse é um trabalho intenso e cuidadoso, pensado para que nossas unidades estejam preparadas para receber alunos e servidores com mais conforto. Investir na infraestrutura escolar é investir diretamente no processo de ensino e aprendizagem e na valorização da comunidade escolar”, afirmou.
Da Redação
Foto: Rafael Macri
